Oftalmologista explica problemas oculares comuns desta época do ano
No inverno, o frio e o ar muito seco podem ocasionar alguns problemas oculares não tão frequentes nas estações mais quentes e úmidas. É justamente neste período que aparecem alergias, conjuntivites e a síndrome do olho seco.
O oftalmologista Hallim Feres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Diretor da Prisma Visão, explica que, nessa época do ano, para se proteger do frio, as pessoas costumam passar grande parte do tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar.
O hábito pode aumentar a incidência de ácaros e poeira, que contribuem para o aparecimento de alergias. “Assim, podem aparecer coceira e vermelhidão nos olhos, além de outros sintomas, como irritação, ardência e lacrimejamento”, reforça o especialista.
Algumas pessoas podem sentir dor nos olhos, sintoma causado devido ao ressecamento que o ar frio e seco pode causar. Essa secura pode levar desde a simples desconfortos e irritações, até a pequenos machucados na superfície da córnea, chamados de ceratite. O oftalmologista explica para AnaMaria Digital as doenças mais comuns dessa época do ano:
O ar mais seco do inverno pode fazer com que a lágrima evapore mais rápido e, com o frio, muitas pessoas têm o hábito de se hidratarem menos, fazendo com que os olhos produzam menos lágrimas, levando ao ressecamento e irritação ocular. Esse problema é agravado pelo uso de aquecedores internos que também podem ressecar o ar.
Embora possa ocorrer em qualquer época do ano, causada por vírus alguns tipos são mais comuns no inverno. Estima-se que 90% dos casos de conjuntivite viral são causados pelo adenovírus, um grupo de vírus que causam também infecções respiratórias e intestinais. Outros vírus que podem levar ao desenvolvimento de uma conjuntivite viral são o enterovírus, o vírus da herpes simples, varicela-zoster, vírus da catapora e da caxumba.
“Sua transmissão acontece por meio de contato com as secreções oculares de uma pessoa infectada. Normalmente, inicia-se em um dos olhos e, depois de alguns dias, afeta o outro”, conta Hallim.
“Precisamos lembrar que o sol do inverno também queima! A queimadura da córnea causada pela exposição aos raios ultravioleta pode, inclusive, ser agravada pelo reflexo da luz em superfícies claras (acontece muito com esquiadores na neve). Por isso, diante do sol mesmo em dias frios é muito importante o uso dos óculos escuro”, conta o médico.
E para cuidar da saúde ocular nesse período, manter alguns hábitos e cuidados pode auxiliar a garantir uma visão saudável. Veja 5 dicas: