Você sabia que é possível realizar um transplante de sobrancelhas? O procedimento tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas que buscam o preenchimento do local. O médico Felipe Salmen explica o que é preciso saber antes de realizá-lo.
Paula Torres, paciente do especialista, conta que optou pelo transplante de sobrancelhas após sua micropigmentação ter dado errado: “A micropigmentação manchou e retirei com laser. Depois optei pelo transplante para ter naturalidade”, conta.
COMO É FEITO?
Felipe Salmen conta que a técnica é parecida com o transplante capilar. A grande diferença está nas incisões: o procedimento é feito seguindo as curvas naturais da sobrancelha, com uma técnica fio a fio e com os folículos do próprio paciente, retirados do couro cabeludo e depois inseridos nas sobrancelhas.
Tudo é desenhado e modelado conforme o rosto e as necessidades de cada um e, por isso, as incisões são menores e mais delicadas, com o intuito de ter uma aparência mais leve e natural. Paula diz que já possuía alguns fios que serviram de guia, junto com a marca da micropigmentação, mas teve uma designer de sobrancelhas à disposição para fazer a marcação antes do procedimento.
RECUPERAÇÃO
Quanto à recuperação, é comum o paciente apresentar vermelhidão e inchaço no início, mas em poucos dias somem. Paula conta que sua experiência foi positiva neste sentido, já que não demorou muito tempo para retirar o curativo.
“A recuperação foi muito rápida, tirei o curativo com 48 horas e já voltei à vida normal. O cabelo cresce um pouco mais no início, e precisa ser mais aparado, mas depois ele se adapta”, conta. O especialista chama a atenção para o cuidado regular da região, já que os fios crescem de forma semelhante aos cabelos.
PARA QUEM É INDICADO?
De acordo com Felipe Salmen, há diversas razões para essa busca, como a retirada excessiva de pelos no passado, falhas genéticas, doenças que causam queda, queimaduras ou acidentes que causaram a perda de pelo na região.
O médico dá como exemplo a moda “desatualizada” das sobrancelhas finas. “O transplante de sobrancelhas vem sendo bastante procurado por quem seguiu a moda dos anos 1990, de sobrancelhas mais finas feitas à pinça, e que agora buscam novamente a naturalidade dos fios”, explica.
Além disso, é possível considerar a questão puramente estética de buscar melhorar a “harmonia do rosto”. Ainda assim, Salmen alerta a importância de avaliar cada caso com um profissional antes de realizar o transplante de sobrancelhas.