AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / Opinião

Opinião: desistência de Lucas do 'BBB' é apenas a ponta do iceberg

Ator deixou o confinamento do reality show após enfrentar polêmicas e exclusão

Jairo Rodrigues, colunista de AnaMaria Publicado em 07/02/2021, às 16h37 - Atualizado às 18h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desistência de Lucas do 'BBB' é apenas a ponta do iceberg - Reprodução/TV Globo
Desistência de Lucas do 'BBB' é apenas a ponta do iceberg - Reprodução/TV Globo

Sem fazer muito esforço, o 'Big Brother Brasil 21' está sendo a pior edição já vista até o momento de todas as temporadas do reality show da TV Globo. O que era para ser um show de entretenimento tornou-se um verdadeiro show de horrores.

É claro que brigas, desentendimentos e discordâncias de diálogos sempre fizeram parte da dinâmica do programa, sendo comum não apenas dentro de um confinamento, mas na vida normal. 

O que se vê, porém, é algo tão horripilante que até mesmo quem gosta do famoso “fogo no parquinho” está assustado e indignado com tamanha agressão psicológica.

Infelizmente, alguns participantes estão representando aquilo que se tem de mais doentio na sociedade: falta de amor, de empatia, de respeito e humanidade. Há quem diga que este é apenas um jogo. Sim, mas é um jogo sujo onde reina o preconceito, a exclusão, o racismo e a homofobia, tudo isso escancarado em rede nacional.

RETRATO
O que mais está matando a sociedade não é um vírus externo, mas o nosso próprio vírus, aquele que nós construímos e alimentamos com a ganância de estar sempre a frente do outro.

A humilhação, a pressão psicológica e o isolamento que Lucas Penteado vinha sofrendo dentro da casa nada mais é do que o retrato do nosso país aqui fora.

Seja no confinamento, na internet ou na 'vida real', sempre existiram pessoas que se dizem militantes de causas sociais, mas acabam tendo atitudes que ajudam a sociedade a viver adoecida atualmente.

O discurso usado por alguns participantes oprime, exatamente por trazerem preconceito e racismo velado na forma de “militância”, e que nada mais é que uma maneira de tortura psicológica, muito mais forte do que qualquer paredão que se possa enfrentar.

A falta de empatia da Lumena com o Lucas, quando este a procurou para desabafar sobre sua orientação sexual, foi triste e também mais um retrato do quanto vivemos em um país machista, extremamente racista e homofóbico. O que aconteceu com o ator no reality é apenas a ponta do iceberg de um assunto que deveria ser discutido de forma séria e com responsabilidade.

Desta vez venceu a intolerância, tanto que Lucas pediu para abandonar o reality show, mas a pergunta que deixo no ar é: até quando?

JAIRO RODRIGUES é jornalista e crítico de TV. Participou dos programas 'A Tarde É Show', na Rede Brasil de Televisão, 'Olga' na RedeTv! e 'Saúde & Você' na Record News. Na Revista AnaMaria fala sobre bastidores da TV e famosos.

Instagram: @jairorodriguesoficial