Você entregou a declaração do Imposto de Renda 2024 no prazo certo, mas a sua restituição do IR não caiu? Não é possível saber com precisão quando você receberá o dinheiro, já que o pagamento é feito em lotes, entretanto, alguns contribuintes estão se queixando com o prazo do pagamento.
Cerca de 5,7 milhões de contribuintes irão receber os R$ 8,5 bilhões da restituição do Imposto de Renda da Receita Federal. A institução já pagou em dois lotes: o primeiro no dia 31 de maio e o segundo no dia 28 de junho.
O pagamento segue alguns critérios de prioridade, como ter mais de 60 anos, deficiência, moléstia grave ou possuir o magistério como fonte de renda, além daqueles que entregaram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição.
Neste ano, foi determinado que aproximadamente 252 mil moradores do Rio Grande do Sul teriam preferência por causa das fortes chuvas que atingiram o estado.
Caso você não se enquadre em nenhum desses critérios, receberá o pagamento apenas nos próximos lotes, que se estendem até o final de setembro.
Atraso na Caixa Econômica Federal
No início de junho, alguns clientes da Caixa Econômica Federal reclamaram nas redes sociais que ainda não haviam recebido o dinheiro na conta. O banco apenas informou que estava normalizando a situação e que deveria acompanhar o extrato no aplicativo ou Internet Banking.
Já a Receita Federal destacou que o pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária ou na chave Pix que é informada na declaração.
“Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)”, informa a Receita.
Se o valor não for resgatado em um ano, o contribuinte deverá recorrer ao Portal e-CAC. Lá, deverá entrar em: Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A restituição do IR não caiu, o que fazer?
Se a sua restituição do IR não caiu ainda, mas você está na expectativa de quando vai receber o pagamento, siga alguns caminhos para checar o motivo de não ter recebido o valor.
1. Verifique se está na sua vez de receber o pagamento
Faça uma consulta no site da Receita Federal. Ao informar seus dados, o sistema enviará uma mensagem. Se ainda não estiver apto a receber a resituição, será informado pela notificação: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Isso significa que o será disponibilizado em um dos próximos lotes:
- 3º lote: 31 de julho de 2024;
- 4º lote: 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: 30 de setembro de 2024.
2. Tenha paciência
Se você está certo de que vai receber a restituição do Imposto de Renda, tenha calma e aguarde o pagamento até o fim do dia. A Receita Federal não informa qual horário para fazer o repasse.
Se o dinheiro não cair na sua conta informada na declaração, então entre em contato com o banco para investigar o motivo.
3. Veja se não caiu na malha fina
Caso sua declaração tenha sido retida pela Receita Federal, você não receberá a restituição até que as pendências sejam resolvidas. Ou seja, se você caiu na malha fina terá que regularizar toda a situação. Vale atentar-se o quanto antes para evitar juros e multas.
4. Confira os dados bancários
É possível que a sua restituição não tenha caído ainda por causa do preenchimento incorreto da declaração. Verifique se não errou ao informar um dígito ou se a conta está ativa. Quanto ao pagamento por Pix, ele somente é feito quando a chave é o CPF do titular da declaração.
Atente-se também se colocou os dados bancários de outra pessoa, que não é titular da declaração. Caso tenha feito isso, a Receita não irá efetuar o pagamento. Isso porque os depósitos são realizados somente na conta cujo titular seja o contribuinte daquela declaração.
É possível corrigir essas informação acessando o Portal e-CAC.
Leia mais:
Você sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda? Confira dicas
MEI precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física