O mercado de beleza sempre aparece com uma novidade para os consumidores. Desta vez, quem está dominando as rotinas de skincare é a niacinamida. Também conhecida como vitamina B3, ela não é uma substância nova na composição de cosméticos, mas tem se destacado como uma grande aliada para a pele. Afinal, você sabe o que é niacinamida?
A niacinamida é um ingrediente que pode ser usado por todos os tipos de pele e em qualquer hora do dia, inclusive para dormir. Embora seja tolerada pela maioria das pessoas, o ideal é sempre consultar um dermatologista para seu uso.
Leia: aprenda a fazer um skincare eficiente depois dos 40 anos
O que é niacinamida?
A niacinamida também é conhecida como nicotinamida e é uma vitamina do complexo B. “Trata-se de um composto solúvel em água que desempenha um papel importante em muitas funções celulares e tem sido amplamente utilizado em produtos de cuidados com a pele devido aos seus benefícios”, explica Paula Rahal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, à AnaMaria.
É um ingrediente presente em cremes anti-idade, hidratantes, tônicos e outros produtos dermocosméticos. Além disso, a niacinamida não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor e também pode ser combinada com diversos outras substâncias, como retinol e ácido hialurônico.
Leia: o que é ácido hialurônico?
Quais os benefícios da niacinamida para a pele?
De acordo com Paula, a niacinamida oferece diversos benefícios. Entre eles:
- Ajuda a diminuir a aparência dos poros;
- Atua no controle da oleosidade, reduzindo a produção de sebo, sendo benéfica para peles oleosas;
- Promove uma textura mais suave e uniforme;
- Fortalece a barreira de hidratação da pele;
- Reduz a vermelhidão e a irritação;
- Protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres;
- Ajuda a clarear manchas e uniformizar o tom da pele.
Outro fator interessante é que a niacinamida é indicada para todos os tipos de pele. “Para peles oleosas, ela é especialmente benéfica devido ao controle da produção de sebo. Já para peles secas, ajuda a melhorar a hidratação e a fortalecer a barreira cutânea. Pessoas com melasma podem usar também porque ajuda a clarear manchas e uniformizar o tom da pele”, destaca a dermatologista.
Leia: o que é melasma? Saiba como tratar
Ou seja, a niacinamida é bem tolerada pela maioria das pessoas. Entretanto, quem tem a pele extremamente sensível pode apresentar uma irritação leve. Logo, a recomendação da médica é fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar qualquer produto.
Vale destacar que, a niacinamida pode ser usada diariamente e é segura para ser deixada na pele durante a noite. “Na verdade, o uso contínuo pode ajudar a maximizar seus benefícios”, afirma Paula.
Os efeitos, inclusive, não levam muito tempo para ficarem visíveis. “Geralmente, é possível começar a notar melhorias na textura e hidratação da pele em algumas semanas. Para benefícios mais notáveis, como redução de manchas e poros, pode levar de 8 a 12 semanas de uso”, explica a médica.
Leia: os segredos da pele de Anne Hathaway
Como usar a niacinamida no skincare?
A niacinamida pode ser usada em várias etapas do skincare. Segundo Paula, o ideal é usá-la após a limpeza e tonificação, mas antes dos hidratantes e protetores solares. “Ela pode ser aplicada como um sérum ou incorporada em hidratantes e outros produtos”, diz. A aplicação envolve:
- Limpeza: limpe bem o rosto;
- Tônico (opcional): aplique um tônico adequado para o seu tipo de pele;
- Niacinamida: aplique o sérum ou produto contendo niacinamida;
- Hidratante: hidrate a pele;
- Protetor solar (de manhã): finalize com um protetor solar.
Leia: você sabe usar vitamina C? Descubra como incluí-la no skincare