Sinais de envelhecimento começam a surgir depois dos 40 anos por causa de alterações fisiológicas, metabólicas e hormonais
Publicado em 19/04/2024, às 08h00
Flacidez, manchas, poros abertos, linhas de expressão e rugas finas são sinais que começam a aparecer no rosto conforme o tempo vai passando, sobretudo após a chegada dos 40 anos. Isso porque a idade e a menopausa reduzem a produção de colágeno no corpo, evidenciando a necessidade de mais cuidados para desacelerar o envelhecimento.
O que explica os sinais da chamada pele madura são as alterações fisiológicas, metabólicas e também hormonais, causadas pela menopausa, quando ocorre uma perda de estrógeno que propicia o ressecamento e a flacidez.
Acne só dá em adolescente? Não! Saiba mais sobre a espinha na fase adulta
De acordo com Fátima Tubini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há uma perda de 30% de colágeno nos primeiros cinco anos da menopausa. "Ao cuidar de uma pele madura, de uma pele menopausada, a é preciso priorizar algumas características principais. Ou seja, o ressecamento, a perda da firmeza, a perda da elasticidade e a perda da sustentação", diz à AnaMaria.
A pele madura, então, necessita de cuidados mais intensificados, como uma hidratação mais profunda, além de ácidos e alguns tipos de antioxidantes.
"A rotina de skincare de uma pele madura deve priorizar produtos com ação hidratante mais densa, já que essa pele é uma pele mais ressecada. É ideal também usar ácidos de ação renovadora, como o ácido glicólico e o ácido retinóico. Além disso, a utilização de antioxidantes como, por exemplo, a vitamina C, a vitamina E e o Resveratrol. Cada pessoa é única, e a escolha do procedimento deve ser baseada em necessidades individuais", indica a especialista.
Ácido hialurônico no corpo? Entenda a técnica
Diante de um mercado de beleza repleto de opções de procedimentos estéticos, mulheres de pele madura tendem a procurar opções para adiar os sinais de envelhecimento.
"A recomendação é priorizar alguns procedimentos que levem a um aumento da produção de colágeno e que reposicionem as estruturas, porque a gente tem muita perda de estruturação óssea e deslocamento de coxinha de gordura", explica Fátima.
Desta forma, o ideal é procurar por procedimentos de lasers de ação renovadora, biostimuladores de colágeno, ultrassom microfocado e fios. São esses que ajudam a sustentar a face sem modificar a aparência. Entretanto, a escolha certa deve ser feita a partir da orientação de um médico dermatologista. "Cada pessoa é única, e a escolha do procedimento deve ser baseada em necessidades individuais”, afirma.
Guia completo: como escolher um cirurgião plástico qualificado
Vale ressaltar, no entanto, que os cuidados vão além. É importante manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, beber bastante água, evitar o fumo e excesso de bebida alcoólica.
Hidratação: escolha um hidratante rico em ingredientes como ácido hialurônico, ceramidas e antioxidantes para ajudar a manter a pele hidratada e protegida contra danos ambientais;
Vitaminas: considere a incorporação de tratamentos antienvelhecimento, como retinóides, séruns, vitamina C e péptidos, na sua rotina de cuidados com a pele;
Proteção solar: use diariamente, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV. Escolha um protetor solar com o maior FPS adequado para o seu tipo de pele e aplique-o generosamente em todas as áreas expostas;
Por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente?
Esfoliação: é o ato de purificação e revitalização da pele. Seu uso elimina células mortas e incentiva a regeneração celular, o que resulta em uma produção ampliada de colágeno.
Leia mais:
Fabi Gomes, nova maquiadora do Esquadrão da Moda, afirma: 'Sou avessa aos padrões de beleza'
Procedimento de esperma de salmão: conheça o tratamento que tem conquistado os famosos