Uma vez que você domina o seu contraste pessoal, você consegue acertar na escolha das melhores estampas para a sua beleza!
Publicado em 26/11/2024, às 09h45
Você já viu alguém usando uma estampa que parecia "chegar antes" da pessoa? Ou ainda: uma que deixa a pessoa sem vida e com semblante apagado?
Ambas situações são comuns quando a estampa escolhida não está em harmonia com o contraste natural da pessoa.
Contraste nada mais é do que a diferença de tons entre pele, cabelo (incluindo barba e sobrancelha) e olhos. Ou seja, é a diferença de claro e escuro que temos na nossa beleza.
O contraste funciona como uma estampa do nosso rosto. E, como na Coloração Pessoal, trabalhamos com o princípio da harmonia, buscamos sempre repetir o nosso contraste especialmente em regiões próximas ao rosto, como em estampas de blusas, cabelos, maquiagem e acessórios.
De maneira geral, existem quatro tipos principais de contraste:
01) Baixo-claro
O contraste baixo-claro é aquele em que há pouca diferença, mais precisamente de 1 a 2 tons entre cabelo, pele e olhos. E o conjunto desses tons é formado por cores claras, ou seja, com maior adição de branco na composição.
Assim também são as estampas de baixo contraste claro: com cores próximas e parecidas (que quase se misturam), sempre em tonalidades mais claras.
02) Baixo-escuro
As pessoas que têm esse contraste, assim como no baixo-claro, também têm cores de cabelos, olhos e pele parecidas, próximas, com diferença de até 2 tons.
No entanto, o conjunto de cores dessa beleza é majoritariamente escuro.
Nas estampas de baixo contraste escuro, as cores também são próximas e sempre mais escuras.
03) Médio
O médio contraste é aquele em que existe uma diferença intermediária de tons entre pele, cabelo e olhos, que vai de 3 a 6 tons.
Da mesma forma ocorre nas estampas de roupas: claramente se vê a diferença entre um tom e outro, mas essa diferença não chega a ser gritante, como acontece no preto e no branco ou no bege e azul-marinho, por exemplo.
04) Alto
No alto contraste, vemos uma grande diferença de tons no conjunto pele, cabelo e olhos. Do ponto mais escuro ao mais claro, podemos ter mais de 6 tons de diferença.
É o tipo de estampa mais fácil de se reconhecer! No alto contraste, há uma diferença considerável entre as tonalidades, sendo uma muito clara e a outra, muito escura.
Do teste de coloração pessoal, a etapa do contraste é a única que você consegue fazer sozinha da sua casa. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:
Outra dica é tirar uma foto com a peça estampada próxima ao seu rosto e repetir esse processo de retirar a saturação da imagem. Assim, você poderá ver se a estampa da roupa repete ou não a estampa do seu rosto, como no exemplo a seguir:
Pronto! Uma vez que você domina o seu contraste pessoal, você consegue acertar na escolha das melhores estampas para a sua beleza!