Novo projeto de lei ainda não tem data para entrar em vigor, apresentado ao Congresso Nacional em outubro. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
NÃO PODE?

MEC planeja proibir uso de celulares em sala de aula: como isso pode impactar a educação?

Ainda em discussão, a medida do Ministério da Educação pretende proibir o uso de celulares em sala de aula de escolas públicas e particulares

Guilherme Giagio Publicado em 21/09/2024, às 11h40

O Ministério da Educação (MEC) está preparando uma proposta de lei para proibir o uso de celulares em sala de aula nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (20).

De acordo com engenheiro agrônomo e professor, o projeto faz parte de uma série de medidas para reduzir o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes. A proposta vai ser apresentada ao Congresso Nacional em outubro, mas ainda não tem data de divulgação confirmada.

À Folha, o ministro falou que o projeto para proibir o uso de celulares em sala de aula tem como objetivo fornecer respaldo jurídico para estados e municípios que já aderem a prática. Na verdade, a intenção é banir os celulares de todo o ambiente escolar, como corredores e áreas de lazer.

O ministro Camilo Santana falou sobre os riscos do uso do celular no ambiente escolar. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

"Estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil. Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]"

Por que proibir o uso de celulares em sala de aula?

Há quem acredite que os smartphones podem auxiliar os alunos com pesquisas e outras formas de integração. No entanto, o ministro da Educação garante que a nova medida conta com o respaldo de diversas pesquisas internacionais, que atestam que é benéfico proibir o uso de celulares em sala de aula.

Santana citou um relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que recomenda restrições e até o banimento total. De acordo com a pesquisa, o uso da tecnologia está relacionado às dificuldades de aprendizado e até problemas de saúde mental.

"O relatório mostrou que um entre quatro países já proíbem ou têm política de redução de celular em sala de aula", afirmou o ministro. França, EUA, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Canadá, Suíça e México estão entre os países que regulam o uso de maneira oficial, segundo a Unesco.

No Brasil, a pesquisa do Datafolha para o Instituto Alana mostra que 58% dos pais com filhos até 17 anos dizem acreditar que crianças e adolescentes de até 14 anos não devem ter celular ou tablet. No caso do acesso às redes sociais, o número sobe para 76% dos pais.

Nos EUA, uso de celulares também está associado às maiores chances de bullying. Foto: Freepik

 

No início do ano letivo norte-americano, o The New York Times publicou sobre uma "nova onda de restrições" legais no país. Segundo a reportagem, 70% dos professores do ensino médio dizem que a distração dos alunos com o telefone é um “grande problema”.

O papel da tecnologia no aprendizado

Apesar da proposta de proibir o uso de celulares em sala de aula, o MEC reconhece a importância da tecnologia como ferramenta pedagógica, sobretudo após o período de aulas remotas durante a pandemia.

Em agosto, a pasta divulgou uma série de medidas focadas em tecnologia educacional. Entre as estratégias disponibilizadas para professores e alunos, estavam novas ferramentas, materiais e cursos relacionados ao uso de recursos digitais na educação. 

Há também o MECPlace, ecossistema de soluções e inovação educacional digital. Por isso, o novo projeto de lei visa restringir o uso indiscriminado dos dispositivos, sem comprometer seu potencial educativo.

Leia também

celular Criança aluno ministério da educação MEC escola pública sala de aula escola particular celular na escola celulares em sala de aula proibir o uso de celulares em sala de aula camilo santana

Leia também

Imagens de satélite revelam a gravidade da seca no Lago Tefé, no Amazonas


Garganta do Diabo: conheça o local onde barco com 7 pessoas naufragou


Mais mortal dos últimos 50 anos: furacão Helene atinge os EUA


Atriz Maggie Smith morre aos 89 anos; relembre a premiada carreira dela


Caso Madeleine McCann: confissão de suspeito coloca ponto final na história?


Cápsula de suicídio assistido na Suíça? Entenda o que aconteceu que levou várias pessoas à prisão