Assim como o Dia da Independência, em 7 de setembro, outros feriados também serão no sábado. - Foto: rawpixel/Freepik
Entenda as regras!

Feriado no sábado: como ficam folgas e banco de horas em casos como 7 de setembro?

Dia de folga ou trabalho? Há benefícios extras? Feriado no sábado deixa muita gente confusa

Guilherme Giagio Publicado em 06/09/2024, às 12h30

Abrir o calendário em busca de dias de folga é rotina de todo trabalhador não é mesmo? A pausa na rotina e uma oportunidade para descanso são valiosas. Porém, , o anseio dá lugar à frustração quando é feriado no sábado ou domingo, como o 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

A data, celebrada anualmente na data, é já nesta semana. E a decepção segue nos próximos feriados nacionais, que também caem no final de semana. O Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, é outro feriado no sábado, assim como Dia de Finados, em 2 de novembro.

Assim como o 7 de setembro, os próximos feriados também serão no sábado. Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Com esses dias não úteis coincidentes com finais de semana, muitos trabalhadores se perguntam sobre possíveis compensações e como as leis trabalhistas tratam essas situações. Afinal, a pergunta que fica é: como isso afeta as folgas e o banco de horas?

O que diz a legislação sobre os feriados? 

O artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1949, veda o trabalho em feriados nacionais e religiosos para trabalhadores que têm vínculo empregatício. Neste caso, feriados são considerados dias de descanso remunerado.

Porém, há exceções. É o caso de atividades essenciais, como médicos e policiais, e necessidade por exigências técnicas da empresa. Nesses, se enquadram os funcionários de lojas de shopping, comércio de calçadões e outros trabalhadores.

Esses profissionais, quando trabalham no feriado, têm direito a folga compensatória durante a semana ou recebimento em dobro pelo dia. Mas e quando o feriado no sábado? Para empresas que funcionam aos sábados, o feriado de 7 de setembro e outros podem gerar impacto nas operações.

Isso porque a solução é exatamente a mesma. Se a empresa optar por manter as atividades, será necessário pagar o dia como hora extra, com um adicional de pelo menos 100% sobre a hora normal de trabalho, conforme previsto pela legislação.

Apesar da frustração de quem trabalha de segunda a sexta, outros trabalhadores são beneficiados pelo feriado no sábado. Foto: lookstudio/Freepik

 

A folga compensatória ou o pagamento extra se aplicam independente do dia da semana que cai o feriado. Ou seja, ainda que os trabalhadores que atuam de segunda à sexta se decepcionem com feriados no sábado, o dia pode ser útil para outros profissionais.

E o banco de horas com o feriado no sábado?

Como já mostrado, quando é feriado no sábado e a empresa opera nesse dia, é possível que se opte por negociar a folga ou a compensação dessas horas. Assim, os trabalhadores podem acumular as horas correspondentes para utilizá-las em outro momento, seja para sair mais cedo ou abonar um dia de trabalho no futuro.

Porém, a regra é válida apenas para aqueles que vão atuar na data. Há muitas empresas em que os funcionários atuam 44 horas semanais para realizar a compensação semanal de jornada e folgar no sábado. Logo, se é feriado no sábado, não preciso compensá-lo, certo? Não.

Nesse caso, não há nenhuma alteração ou benefício. O fato de ser feriado no sábado não gera permissão para que essas horas,  supostamente correspondentes ao dia de feriado, possam ser deduzidas nos outros dias. 

Ou seja, o trabalhor não tem direito a trabalhar menos horas naquela semana por conta do feriado no sábado, seja saindo mais cedo ou entrando mais tarde. O feriado apenas limite o dia de trabalho naquele dia — ou gera pagamento extra ou folga para quem trabalha, mas não gera benefícios a mais para quem folga. 

Mais sobre direitos do trabalhador

 

7 de setembro direitos do trabalhador feriado no sábado folgas feriado nacional banco de horas feriado ou ponto facultativo direitos trabalhísticos

Leia também

Thiago Fragoso diz que "não pode mais ter homem hétero e branco" em novelas; análise faz sentido?


Fernanda Torres: a chance de uma "reparação" histórica e a esperança de um Oscar brasileiro


Todo mundo em pânico vai voltar?


Como marca brasileira recriou Turma do Chaves? Entenda a nova peça publicitária


Gardênia Cavalcanti encara emoção e desafio em celebração na Band: 'Abraço diário'


Gardênia Cavalcanti sobre legado de Hebe: 'Abriu espaço para que eu estivesse aqui'