A campanha publicitária da Ypê, marca brasileira que recriou Turma do Chaves, foi acompanhada por um consultor da família de Roberto Bolaños
O clássico seriado mexicano Chaves está prestes a voltar às telinhas brasileiras 40 anos depois de sua estreia no país. Porém, de uma maneira nada convencional. O personagem principal e sua turma foram recriados para uma campanha publicitária de uma marca brasileira.
Antes de tudo, é necessário relembrar que grande parte dos atores da época já faleceram. Entre estes, estão Ramon Valdés, o Seu Madruga, e o criador e intérprete do protagonista, Roberto Gómez Bolaños, falecido em 2014, deixando uma fortuna estimada em US$1,7 bilhão. Então como foi possível recriá-los?
A campanha da Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza, e feita pela agência DPZ, trouxe os personagens da série, que conta com mais de 300 episódios, com atores brasileiros. E isso só foi possível graças a uma longe negociação e exigências contratuais.
Fã de 'Chaves'? Relembre a passagem dos atores do seriado pelo Brasil
À Forbes, o diretor de marketing da empresa, Cesar Nicolau, detalhou a negociação com o Grupo Chespirito, que é comandado pela família de Roberto Bolaños e responsável por manter o legado do ator. A principal exigência foi a presença de um consultor indicado para acompanhar in-loco.
João Victor Trascastro veio ao Brasil e assistiu todas as etapas do processo criativo da campanha publicitária da Ypê. O responsável participou da seleção de atores, que contou com mais de 100 candidatos, construção do cenário, escolha do figurino e até trejeito dos personagens.
Tudo isso para garantir que toda a equipe estava disposta a entregar a maior proximidade possível à Turma do Chaves original. E deu certo: "A família topou porque a ideia apresentada caracterizou-se como uma homenagem muito sólida”, disse Cesar.
Essa é a primeira vez que uma campanha brasileira remete a obra original. De acordo com Nicolau, é uma homenagem completa à série dos anos 70.
Fim do mistério! Professor Girafales, do 'Chaves', era casado e tinha caso com Dona Florinda
Nas esquetes inéditas, os personagens serão convidados a pensar em como gastariam R$ 1 milhão. O valor é oferecido aos vencedores da 10ª edição da promoção 'Ypê de Milhões'. A marca de limpeza oferece mais de 4 milhões, carros e outros prêmios aos concorrentes.
O autêntico caloteiro Seu Madruga finalmente pagaria o aluguel atrasado, Chaves gastaria todo o valor com sanduíche de presunto e Dona Florinda presentearia o amado Professor Girafales com mais do que o tradicional café. Dubladores brasileiros da série original darão vozes aos novos atores.
A campanha será exibida no SBT e TV Globo, além da distribuição nas redes sociais. A emissora de Silvio Santos transmitiu a série mexicana por mais de três décadas, até perder os direitos, em 2020. Desde então, os fãs brasileiros não podem mais assistir Chaves na televisão.
A ausência do seriado na programação local desagradou a atriz Florinda Meza. Em abril, a intérprete de Dona Florinda e viúva de Roberto Bolaños falou sobre o fim da exibição: "Eu, como escritora, deveria ter sido convocada para essa negociação, mas não fui".
"Algo explodiu dentro de mim. Foi como se meu Roberto se levantasse da tumba e gritasse 'você tem que defender meu legado'. O que pior pode ser feito do legado de um gênio do que congelar isso por quase quatro anos?", finalizou a publicação da veterana.
No Brasil, Florinda Meza revela: “Sinto falta da audácia do Chapolin, da pureza do Chaves”
Roberto Gómez Bolaños ganha megaexposição para celebrar 40 anos de 'Chaves' no Brasil