A saúde bucal dos pets vai muito além do mau hálito e pode levar a complicações graves. - Foto: Freepik
ENTENDA!

Saúde bucal dos pets: entenda a importância e saiba como higienizar corretamente

Manter os dentes dos pets limpos vai muito além de evitar o mau hálito: a saúde bucal dos pets é garante o bem-estar e previn doenças graves

Guilherme Giagio Publicado em 08/09/2024, às 12h30

Muitos tutores se preocupam com a alimentação e o bem-estar dos seus animais de estimação, mas acabam negligenciando uma parte fundamental da saúde: a higiene bucal. Pois é, você não é o único que gosta de ter dentes limpos. Afinal, como cuidar corretamente da saúde bucal dos pets?

Essa é uma dúvida comum entre os donos de cães e gatos, que muitas vezes não sabem como manter os dentes de seus companheiros limpos ou a importância desse cuidado. Segundo estudo realizado pela Mars Petcare,  85% dos cães e gatos acima de três anos apresentam doença periodontal.

A saúde bucal dos pets também previne problemas de saúde em outras partes do corpo. Foto: Freepik

Os números servem de alerta para tutores que muitas vezes não estão cientes dos riscos. Com a negligência com a saúde bucal dos pets, os donos acabam permitindo que bactérias e tártatos se acumulem, gerando mau hálito, sangramento nas gengivas, dificuldade de mastigar e até perda de dentes.

Saúde canina: como reconhecer sinais de problemas de saúde nos cães?

A importância de uma boca saudável para os pets

E a preocupação não fica restrita à boca e dentes. Isso porque esses problemas também prejudicam a saúde geral do animal.A doença periodontal, inflamação dos tecidos que suportam os dentes, gerada pela falta de saúde bucal dos pets, é uma condição que pode levar a complicações graves nos órgãos vitais, como infecções que afetam o coração, rins e fígado.

A médica-veterinária Mariana Suemi Fugita, odontologista do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo, defende que hábitos saudável podem até contribuir para aumentar a expectativa de vida dos pets.

"Talvez dê até mais tempo de vida e saúde para cães e gatos. Doenças periodontais, cáries e infecções podem ser evitadas ou identificadas precocemente, permitindo intervenções adequadas para ele viver mais e com mais conforto ao lado de seu tutor”, explica.

Por isso, a saúde bucal dos pets devemonitorada com a mesma atenção dedicada à alimentação e vacinação. Alguns hábitos simples ajudam: 

Este último, inclusive, é um hábito que deve ser incentivado desde cedo, especialmente em raças mais propensas a problemas dentários, como Chihuahua, Pinscher, Lulu da Pomerânia, Yorkshire, Poodle.

Como higienizar corretamente os dentes dos pets

Uma dúvida comum entre os tutores é como realizar a higiene bucal em seus pets de forma correta. O processo pode parecer complicado, mas com algumas orientações, torna-se parte da rotina. O primeiro passo é acostumar o animal à manipulação da boca desde filhote, para que ele se sinta confortável durante a escovação.

O ideal é realizar a escovação todos os dias ou, no mínimo, três vezes por semana para evitar o acúmulo de tártaro. Além da escovação, existem produtos auxiliares que podem ser usados para manter a saúde bucal dos pets em dia.

Os petiscos para limpeza bocal prometem limpar o tártaro e reduzir o acúmulo de placa bacteriana. Foto: Freepik

Um desses principais aliados são os tradicionais petiscos ,que podem ser oferecidos como complemento à escovação. Desenvolvidos para auxiliar na limpeza dos dentes, esses petiscos agradam cães e gatos tanto pelo sabor quanto pelos benefícios na saúde.

O uso de escovas de dentes específicas para cães e gatos, disponíveis em pet shops, assim como pastas de dentes próprias para animais, é recomendado. Nunca se deve usar pasta de dente humana, pois ela contém substâncias que podem ser tóxicas para os pets. Há também enxaguantes bucais específicos para animais.

Sinais de alerta

Os sintomas de que algo está errado na saúde bucal dos pets podem ser notados em sinais simples, mas que requerem atenção. O mais comum é o mau hálito persistente, que, apesar de ser frequentemente ignorado, pode indicar o acúmulo de placa bacteriana ou problemas mais sérios. Além desse, há outros:
  • Dentes amarelados;
  • Tártaro visível;
  • Gengivas inflamadas ou avermelhadas;
  • Dificuldade para mastigar alimentos;
  • Salivação excessiva;
  • Relutância do animal em tocar brinquedos ou alimentos mais duros.
Em estágios mais avançados, pode ocorrer sangramento nas gengivas, perda de dentes e até abscessos, que causam dor intensa e desconforto. Se o tutor observar algum desses sintomas, é essencial buscar orientação veterinária para evitar que a situação evolua.

Leia também

saúde bucal saúde dos pets cães e gatos petiscos para limpar os dentes de cachorro saúde bucal dos pets cachorro precisa escovar os dentes

Leia também

Fim de semana em família: 5 brincadeiras para crianças e cães durante os dias sem aula


Gato ronronando: o que é? 5 curiosidades sobre o som característico dos felinos


Saúde canina: como reconhecer sinais de problemas de saúde nos cães?


Adestramento em casa: 5 dicas para botar em prática rapidamente


Dores e condições médicas: 8 sinais de problemas em gatos


Cachorro come rápido demais: o que fazer?