Especialista indica algumas brincadeiras que vão agradar crianças e cães durante os dias mais ociosos
Publicado em 01/09/2024, às 13h30
Só quem tem crianças e cães em casa sabe o quanto essa dupla pode ser divertida. Porém, deixá-los entediados pode não ser nada legal. Ambos têm muita energia para gastar e amam brincadeiras. Por isso, dias ociosos podem ser extremamente estressantes e desinteressantes.
Ao mesmo tempo, os dias de folga e sem aulas podem ser um ótimo momento para estreitar laços
familiares, seja viajando ou permanecendo em casa. Para isso, o tempo livre a mais deve ser preenchido com muito entretenimento.
Só que, muitas vezes, as ideias dos pais e responsáveis podem ficar escassas. É quando a união de crianças e cães torna-se ainda mais proveitosa. Pelo menos é o que afirma a veterinária Marina Meireles, comportamentalista do centro veterinário: "Se a família tiver pets, a diversão estará garantida".
“Momentos de recreação e enriquecimento ambiental são muito importantes para os cachorros, que precisam ter suas características caninas incentivadas. Ao juntar-se com crianças, esse cenário pode ser ainda mais favorável para se divertirem juntos", acrescenta a especialista.
De acordo com ela, os momentos de contato podem garantir ainda mais confiança e segurança entre eles. Pensando nisso, a médica-veterinária lista cinco dicas de brincadeiras para entreter crianças e cães. Mas lembre: a depender da idade da criança, é recomendado ter um adulto por perto.
Brincalhões e cuidadosos: as 6 melhores raças de cachorro para crianças
1. Receitas de alimentação natural
Uma forma de diversão é cozinhar juntos, com o pequeno botando a mão na massa para uma receita especial para o amigo de quatro patas — claro, com um adulto acompanhando. É que muitos cães adoram frutas e snacks de legumes. E isso pode servir como estímulo para as crianças também se alimentarem de modo mais saudável.
Marina oferece alguma que os pets costumam gostar, como muffins de banana ou snacks de verduras como cenouras e brócolis. Mas ela ressalta: "Também é recomendado estar bem alinhado com o médico-veterinário em relação a que alimentos oferecer".
Alimentação natural para cães: é saudável ou vale a pena ficar com a ração?
2. Caça ao tesouro
A brincadeira agrega crianças e cães de maneira simples e muito divertida. Tudo o que os responsáveis precisam fazer é esconder alguns objetos pela casa. É importante lembrar que os pets teriam uma vantagem natural, já que possuem sentidos mais apurados.
Por isso, deixe itens diferentes para eles buscarem, a fim de evitar frustrações nos pequenos. Petiscos e brinquedos funcionam bem para os bichanos, enquanto os pimpolhos outros brindes. "Assim, eles podem fazer a caça acompanhados um do outro, estimulando a curiosidade da criança e aguçando o olfato do pet", explica Marina.
3. Corrida de obstáculos
Cones, caixas, bambolês ou até cadeiras: estes itens são suficientes para criar um percurso muito divertido para crianças e cães. Coloque os circuitos lado a lado e incentive uma competição amigável. A veterinária indica recompensar o pet com um petisco e o filho com uma guloseima.
Neste caso, é importante se atentar aos obstáculos pertinentes para eles, a fim de evitar possíveis acidentes com a brincadeira que estimula a atividade física.
4. Esconde-esconde/Pique-esconde
Chame como quiser chamar, mas o bom e velho esconde-esconde (ou pique-esconde) ainda é uma ótima brincadeira. A atividade clássica estimula a inteligência e a habilidade de caça dos cães. Enquanto isso, as crianças podem chamar o pet até serem encontradas.
Segundo Marina, a brincadeira ainda é uma boa opção para ensinar o cãozinho a seguir instruções.
5. Adestrando o pet
E por falar em instruções e comandos, uma ótima opção é estimular o adestramento do pet. Os dias livres em casa podem ser perfeitos para treiná-lo com habilidades novas. E a ajuda das crianças nessa educação pode ser uma experiência para lá de divertida.
"A atividade pode estreitar o laço entre eles, além de pôr em prática a comunicação e a coordenação da
criança", finaliza a veterinária.