Manoel Soares relembrou algumas histórias do passado de sua mãe. - Quem Pode, Pod e Instagram/@manoelsoares
TRISTE

Manoel Soares revela que a mãe foi escravizada nos anos 60: “Foi vendida e comprada”

Mãe de Manoel Soares foi comercializada como escrava

Guilherme Giagio Publicado em 25/01/2023, às 12h13

O apresentador Manoel Soares chocou ao revelar o passado de sua mãe durante sua entrevista ao 'Quem Pode, Pod'. Ele contou que a mãe foi escravizada ao ser vendida e comprada durante a década de 60.

“A minha mãe é especial não por ser minha mãe, mas porque é a única pessoa que conheço que viveu a escravização e o Facebook na mesma vida. A gente está falando de uma mulher que foi vendida e comprada no Recôncavo Baiano na década de 1960. Imagina que minha mãe foi vendida. E ela viveu essa escravização”, relembrou na conversa com Fê Paes Leme e Gio Ewbank.

Segundo ele, uma das marcas deixadas na escravidão podem ser vistas até hoje. Isso porque Dona Ivanete teve uma de suas orelhas cortadas por seus “donos”: “Ela tem um monte de traços de uma vida que a gente acha que é [pesado]… E ao mesmo tempo ela está bombando no Face e no Instagram”, reflete.

Além de ter sofrido com escravidão e mutilação, a mãe do apresentador também foi exposta a violência sexual e verbal. Em uma das histórias contadas, Manoel relembrou ter visto a mãe ser encoxada pelo patrão.

“Me lembro da minha mãe chegando em casa chorando porque a mulher deu um monte de escolhas de escovas usadas e disse: 'é só você colocar na água quente que dá para eles usarem'. Minha mãe em casa chorando, quebrando as escovas de dentes e no outro dia tendo que ir trabalhar. Isso é o que eu sei. Fora todo o assédio sexual, assédio moral porque minha mãe sempre foi uma mulher bonita”, relembrou.

 

 

ENCONTRO INÉDITO

 

Manoel Soares viveu um grande momento no final de 2022: o encontro com uma irmã desconhecida. O apresentador contou como tudo aconteceu e acabou relembrando o passado de sua família.

"Por razões de violência doméstica, minha mãe acabou deixando meu pai, e depois disso ele teve uma filha", relatou ele. Manoel não tinha contato com o pai desde os oito anos.

Com isso, o apresentador viajou até a Bahia para conhecer a irmã. Ela, por sua vez, foi surpreendida enquanto realizava um trabalho social em uma comunidade. "Ela estava fazendo uma atividade social com um grupo de mulheres negras em um quilombo. Ela é uma versão do Manoel de saia. Todas as minhas convicções sociais, toda a minha visão de mundo estavam traduzidas ali", disse ele, emocionado.

 

 

orelha mãe Manoel Soares escravidão Soares Manoel escravizada escrava

Leia também

Como Andrea Bocelli ficou cego? Italiano relembra acidente na infância


Famosos, presentes luxuosos e prato de R$ 10 mil: como foi a festa de 15 anos de Rafaella Justus?


Não é só Xamã e Sophie Charlotte: 7 casais famosos que se apaixonaram nos bastidores


Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual