O ranking Top Creators 2024, feito pela Forbes, listou quem são os influenciadores mais lucrativos do mundo e seus faturamentos
Guilherme Giagio Publicado em 29/10/2024, às 16h50
Vídeo de pegadinhas, tutoriais culinários e maquiagem, dancinhas famosas ou simplesmente mostrar o dia a dia: universo dos influenciadores virou o sonho de consumo de muitos jovens. Se o objetivo já foi ser um atleta de alto nível, artista de cinema ou profissões de destaque, agora a realidade é outra.
No quesito financeiro, ao menos, se mostra uma escolha acertada: o setor de criação de conteúdo na internet está avaliado em cerca de US$ 250 bilhões (R$ 1,4 trilhões). A expectativa é que esse número dobre até 2027, segundo o banco norte-americano Goldman Sachs.
No Brasil, Virginia Fonseca, Whindersson Nunes e Felipe Neto são os destaques. Mas quem são os influenciadores mais lucrativos do mundo? De acordo com a Forbes, não há brasileiros no seleto grupo. E quanto eles faturam? A revista também respondeu.
A lista Top Creators da Forbes de 2024, divulgada na última segunda-feira (28), considera faturamento estimado, número de seguidores, engajamento e os negócios comerciais de cada influenciador entre junho de 2023 e junho de 2024.
De acordo com o ranking, os influenciadores mais lucrativos do mundo ganharam cerca de US$ 720 milhões (R$ 4 bilhões) nos últimos 12 meses. Além disso, adicionaram mais de 100 milhões de seguidores. Agora, têm acumulado mais de 2,7 bilhões de seguidores espalhados nas redes sociais.
Confira a lista a seguir:
10. Khaby Lame
Khaby é a pessoa mais seguida no TikTok, com 163 milhões de seguidores apenas na rede social de vídeos curtos. O senegalês que vive na Itália ficou famoso sem nem precisar falar: ele é conhecido por seus gestos e expressões características.
9. Rhett & Link
Os dois influenciadores estão no YouTube desde 2006. Mas a amizade começou muito antes: segundo a dupla, eles são melhores amigos desde 1984. Rhett e Link começaram na plataforma com esquetes de humor na plataforma de vídeos, mas hoje faturam com todo tipo de conteúdo.
8. Alex Cooper
Ela é apresentadora do 'Call Her Daddy', podcast sobre sexo e relacionamento. Cooper já entrevistou grandes celebridades de Hollywood, como Miley Cyrus, Zayn Malik e John Mayer. Em 2023, ela recebeu a brasileira Anitta.
7. Mark Rober
Aos 44 anos, Mark Rober é o mais velho entre o top 10 da lista. Outro número expressivo é o que representa o crescimento do seu canal: segundo a Forbes, o ex-engenheiro da Nasa saltou de 30 milhões para mais de 57 milhões de seguidores em seu canal no YouTube em apenas um ano.
6. Dixie D’Amelio
Aos 23 anos, a jovem coleciona parceria com grifes de luxo, como Chopard, Ferragamo, Louis Vuitton e Valentino. Além disso, ela e a irmã mais nova, Charli, que também está na lista, têm uma linha de calçados que leva o sobrenome da família.
5. Gêmeos Stokes (Stokes Twins)
Os primeiros a superarem a barreira dos 100 milhões de seguidores da lista são os gêmeos Stokes. Alex e Alan Stokes ficaram famosos pelos vídeos de pegadinhas e desafios no YouTube. O crescimento deles é impressionante, visto que no ano passado nem mesmo entraram na lista. Em 2020, os irmãos foram condenados a 160 horas de serviço comunitário por uma pegadinha em que simularam um roubo a banco, fingindo serem ladrões.
4. Charli D’Amelio
A norte-americana de 20 anos ficou famosa com as dancinhas no TikTok. Charli soube aproveitar a fama e, ao lado da família, fundou uma empresa para administrar contratos de publicidade e gerenciar suas marcas. Considerando apenas os seguidores, ela seria a segunda da lista.
3. Matt Rife
O humorista seguiu um caminho parecido ao trilhado por Whindersson Nunes: assim como o brasileiro, explodiu na internet e ganhou projeção fora das telas. Rife ganhou dois especiais de comédia na Netflix após viralizar no TikTok, ainda em 2022.
2. Dhar Mann
Bullying, racismo e desigualdade: esses são alguns dos temas abordados pelo influenciador, ao lado de sua equipe de mais de 150, como aponta a Forbes. Além dos conteúdos, ele também mostra sua família, com duas filhas, nas redes sociais. O filho de imigrantes indianos tem parcerias com o WhatsApp, estúdio Universal e outras marcas, além de uma marca própria de produtos de beleza, a LiveGlam.
1. MrBeast
Jimmy Donaldson é o influenciador mais lucrativo do mundo, segundo a Forbes. O norte-americano, conhecido pela alcunha de Mr. Beast, ficou famoso com vídeos de desafios publicados no YouTube. Ele produz canais focados em diversos países e idiomas, com dublagem e legendas direcionadas.
Em junho, ele se tornou o detentor do maior canal da plataforma. Na época, eram 270 milhões de inscritos - atualmente, já superou os 330 milhões.
Você encontra a lista completa clicando aqui.
Já sonhou com dente? Descubra o que significa!
Halloween: por que o ser humano gosta de sentir medo?
Enem 2024: veja dicas para diminuir a ansiedade às vésperas da prova
Maltrataram o consumidor e se deram mal: caso 'Debmental' do Burguer King e outros 3
5 obras clássicas para celebrar o Dia Nacional do Livro
Casal ganha ação de R$ 14 bilhões contra Google; entenda o caso