Horário de verão volta em 2024? Números fazem governo reconsiderar modelo - Reprodução/Agência Brasil
SERÁ QUE VOLTA?

Horário de verão volta em 2024? Números fazem governo reconsiderar modelo

No cenário atual de condições climáticas extremas, horário de verão em 2024 pode ajudar a reduzir a demanda de energia elétrica ao final da tarde

da Redação Publicado em 12/09/2024, às 12h30

Com a aproximação do verão e a crescente demanda por aparelhos de ar-condicionado, que subiu 83% no Brasil, o debate sobre a reinstauração do horário de verão em 2024 voltou a ganhar força.

A medida, extinta em 2019 no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi suspensa com o argumento de que não gerava economia significativa de energia elétrica no horário de pico.

Horário de verão em 2024: volta?

No Ministério de Minas e Energia (MME), há dois fatores impulsionando a discussão sobre o retorno do horário de verão em 2024. O primeiro é o ajuste nos relógios, visto como uma possível estratégia para otimizar o uso dos recursos do sistema elétrico.

Conta de luz mais cara: entenda o que é bandeira vermelha e por que ela voltou após 3 anos

Essa medida poderia ajudar a equilibrar a demanda energética durante o final da tarde, período em que a geração por fontes intermitentes, como eólica e solar, diminui. Apesar disso, estudos técnicos indicam que o impacto do horário de verão sobre o consumo de energia é limitado.

O uso de ar-condicionado, por exemplo, não seria afetado de forma significativa, nem o de lâmpadas modernas, que são mais eficientes. Mesmo assim, em situações de crise energética, a medida não é descartada como um recurso adicional.

Horário de verão deve voltar em 2024? - Reprodução/Internet

 

O setor de turismo, junto a bares e restaurantes, também pressiona pelo retorno do horário de verão em 2024, que pode aumentar o consumo nesses estabelecimentos.

A decisão sobre o retorno do horário de verão não será apenas do MME, mas também do Palácio do Planalto. No ano anterior, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou a reinstauração, mas as condições favoráveis dos reservatórios hídricos e a maior disponibilidade de energia renovável no país levaram à sua rejeição.

Origem do horário de verão no Brasil

A ideia do horário de verão nasceu no século 18, quando Benjamin Franklin sugeriu que acordar mais cedo poderia aproveitar melhor a luz natural e economizar velas. Sua implementação oficial aconteceu na Alemanha e na Áustria-Hungria em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar carvão.

Hoje, cerca de 70 países, em sua maioria no Hemisfério Norte, adotam essa política. No Brasil, o horário de verão foi implementado pela primeira vez em 1931, durante o governo Getúlio Vargas, e passou por períodos de interrupção e retomada até ser abolido definitivamente em 2019.

Chuva preta? Entenda o que aconteceu no RS; causa é mesma do "sol laranja"

A evolução das tecnologias e o comportamento do consumo energético ao longo dos anos reduziram os benefícios que a medida inicialmente oferecia. Atualmente, o debate reflete as mudanças nas condições energéticas globais e locais.

Na Europa, o Parlamento aprovou uma proposta em 2019 para abolir o horário de verão no bloco, mas sua implementação ainda não ocorreu. Nos Estados Unidos, a aplicação da medida depende da decisão de cada estado.

No Brasil, a decisão sobre a reinstauração do horário de verão em 2024 está sob avaliação, levando em conta aspectos técnicos, econômicos e os possíveis impactos sociais da medida.

Leia também:

Dia da Amazônia: 3 curiosidades sobre o bioma que você não conhecia

Queimadas no Brasil: saiba como se proteger da fumaça no tempo seco

horário de verão no Brasil horário de verão em 2024 origem do horário de verão horário de verão vai voltar

Leia também

Aves incendiárias poderiam estar causando queimadas no Brasil? Entenda o fenômeno


Joe Biden agora apoia Trump? Entenda o que aconteceu em foto com boné de campanha


Taylor Swift quebra recorde na premiação: conheça os premiados do VMAs 2024


Governo de olho no seu PIX? STF decide que bancos devem fornecer dados de clientes aos Estados


Bon Jovi evita tragédia ao convencer mulher a desistir de pular de ponte nos EUA


Quem é Leo Kryss, brasileiro que vendeu casa para dono da Amazon sem saber?