Joe Biden usou boné da campanha de Donald Trump durante a visita a um quartel dos bombeiros na Pensilvânia
Publicado em 12/09/2024, às 14h00
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi fotografado usando um boné da campanha de Donald Trump, candidato ao cargo. O republicano está em corrida eleitoral contra a atual Kamala Harris, vice-presidente e que entrou na disputa após o atual mandatário desistir da possibilidade de reeleição.
A imagem viralizou nas redes sociais, sendo compartilhada principalmente por apoiadores do político de direita. O comitê de campanha de Trump também publicou a foto e agradeceu o "apoio": "Kamala sofreu uma derrota tão feia ontem à noite que até Biden agora está apoiando o presidente Trump".
Ver essa foto no Instagram
A imagem de Joe Biden usando o boné de Donald Trump foi feita um dia depois do debate presidencial da ABC News, quando os dois abordaram aborto, questões raciais, imigratórias, inflação e Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Vale mencionar que Biden e Trump concorreram nas últimas eleições presidenciais. Na época, o republicano, que era candidato à reeleição, saiu derrotado pelo atual presidente. O democrata foi eleito o 46º presidente do país, sendo o candidato mais votado da história dos EUA.
Embora o uso do boné de campanha do adversário político possa parecer uma grande reviravolta eleitoral, nada mudou entre os candidatos. A imagem, registrada durante uma visita de Biden a um quartel dos bombeiros na Pensilvânia, representa um momento de união, segundo a Casa Branca.
Andrew Bates, um porta-voz da Casa Branca, usou o X (antigo Twitter) para explicar o ato do atual presidente. Na publicação, ele diz que o momento ocorreu enquanto o democrata discursava sobre união bipartidária, semelhante ao que aconteceu após os atentados de 11 de setembro de 2001.
No vídeo, é possível observar Biden oferece ao homem um chapéu com o selo presidencial, dizendo que o autografaria. Os dois seguiram conversando, até que o apoiador do candidato ofereceu trocar o objetos: "Como gesto, ele deu um boné a um apoiador de Trump que disse que, no mesmo espírito, o presidente deveria colocar seu boné de Trump. Ele o usou brevemente", disse o representante.
No mesmo dia, Joe Biden discursou sobre o ataque terrorista, que completou 23 anos. "Terroristas acreditavam que poderiam quebrar nossa determinação e nos colocar de joelhos. Eles estavam errados. Eles sempre estarão errados. Nas horas mais sombrias, encontramos a luz. E, diante do medo, nos unimos para defender nosso país e ajudar uns aos outros".