Usar protetor solar no cabelo evita danos como quebra, ressecamento e desbotamento - FreePik
SAÚDE CAPILAR

Protetor solar no cabelo evita fios ressecados, quebradiços e sem brilho

Mesmo durante a temporada de outono e inverno, é fundamental usar protetor solar no cabelo para que os raios UV não danifiquem os fios

Ana Mota Publicado em 31/07/2024, às 14h00

Embora as temperaturas da temporada de outono e inverno tenham caído, os cuidados para evitar a exposição solar devem ser mantidos e isso inclui usar protetor solar no cabelo. Isso porque os raios ultravioletas (UV) podem danificar os fios.

De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, o sol pode prejudicar as cutículas dos fios, que é a camada externa do cabelo. "Isso pode resultar em fios ressecados, quebradiços e sem brilho. A exposição prolongada ao sol também pode provocar perda de elasticidade, isto é a perda de umidade e proteínas dos fios, e pontas duplas", explica à AnaMaria.

Esses danos são ainda piores para quem tem descoloração ou química no cabelo. Isso porque esses processos já enfraqueceram a estrutura dos fios e, portanto, os tornam mais vulneráveis aos efeitos prejudiciais do sol. "Dessa maneira, os raios ultravioletas podem enfraquecer ainda mais essas pontes, levando a porosidade dos fios e até a quebra dos mesmos", afirma a dermatologista Ana Carina Junqueira, especialista em medicina capilar.

Como ter o cabelo de Céline Dion? Cortes, finalizações e muito estilo

Como proteger o cabelo do sol?

É possível evitar tantos danos com alguns cuidados simples que podem ser incorporados no dia a dia, como indicam as especialistas. Veja a seguir quais são:

Ana Carina destaca que, embora o uso de chapéus e bonés seja recomendado, é necessário tomar cuidado com o tempo. "Eles podem levar a dermatite seborreia, portanto, devem ser usados pelo mínimo de tempo necessário, e, de preferência, em cabelos curtos ou mais secos", orienta.

Uso de bonés ajudam a proteger o cabelo do sol - Unsplash

 

Esses cuidados devem ser mantidos mesmo na temporada de outono e inverno, ainda que a intensidade dos raios UV possa ser menor nessas estações. "O vento frio e o ar seco podem aumentar o ressecamento dos fios, tornando a proteção e a hidratação essenciais durante todo o ano. E não devemos esquecer do couro cabeludo, que também está exposto aos raios UV", reforça Viviane.

Vai mudar o cabelo? Veja qual o corte de franja para cada tipo de rosto

Protetor solar no cabelo: como escolher?

O uso de protetor solar no cabelo não é um cuidado de conhecimento amplo e, por isso, é normal que surjam dúvidas sobre como escolher o produto ideal para proteger os fios dos danos provocados pelo sol. Lembre-se o protetor para cabelo não é o mesmo usado na pele do rosto ou do corpo. Considere os seguintes fatores:

Ana Carina dá uma dica importante: "Cabelos mais ressecados e encaracolados devem preferir protetores solares na forma de cremes ou óleos, já cabelos finos e oleosos devem preferir produtos mais líquidos em séruns ou leitosos. Todos devem ser do tipo leave in (sem enxágue)", afirma.

Cabelo encaracolado precisa de protetor solar em creme ou óleo - Unsplash

 

Leia mais:

Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes

O que causa cabelos brancos? Confira os mitos e verdades dos fios grisalhos

7 cuidados com o cabelo cacheado para praticar no dia a dia

Protetor solar no cabelo proteger o cabelo do sol

Leia também

7 cuidados com o cabelo cacheado para praticar no dia a dia


Dia do batom: item de maquiagem representa empoderamento e autenticidade


Como ter o cabelo de Céline Dion? Cortes, finalizações e muito estilo


Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas


Dia dos Avós: descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável


Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes