1004 - shutterstock

Manual do cabelo à prova de sol

Beber chás e água de coco, passar condicionador sobre a máscara de hidratação, aplicar vinagre diluído em água... O verão pode vir quente, que seus fios estarão blindados!

Ana Bardella Publicado em 10/02/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Muito sol, idas à praia, dias na piscina... Ninguém discorda: as férias fazem um bem danado! Mas se tem a intenção de permanecer com os cabelos bonitos e saudáveis durante todo o período (e depois dele), é imprescindível adotar uma rotina de cuidados. Caso contrário, os fios podem perder o brilho, ressecar e até quebrar com mais facilidade. Entenda o porquê: 

Quais os motivos? 

 “O cabelo é reflexo do nosso organismo. No verão, suamos mais e, com isso, perdemos não só água, mas também sais minerais. Por isso, as chances de desidratação do corpo e do cabelo aumentam consideravelmente”, explica Elizete Kaffer, dermatologista especialista em tricologia.

Como evitar os efeitos indesejáveis do calorão! 

1) Dica básica: hidrate-se! Mas beber só água não resolve a questão. “É interessante acrescentar outros líquidos, como água de coco, chás e sucos de fruta naturais na dieta”, diz a tricologista. Isso porque eles possuem uma quantidade maior de sais minerais que ajudam a reter a água no corpo e, consequentemente, a mantê-lo hidratado. No mais, coloque a garrafinha na bolsa e acostume-se a tomar um pouco toda hora!

2( Adote uma rotina de cuidados. Sempre que lavar o cabelo, procure seguir essa ordem: primeiro, passe o xampu. “Ele é responsável por abrir a cutícula para que a sujeira saia”, ensina a especialista. Em seguida, com as cutículas abertas, passe a máscara de hidratação e nutrição, mas não enxágue! Passe o condicionador por cima da máscara, e só então retire os dois com água corrente. “O condicionador fecha as cutículas e ajuda a reter o conteúdo da máscara dentro do fio”, completa. Depois, quando os fios estiverem completamente secos, passe condicionador sem enxágue ou leave-in com filtro solar. 

3) Ajuste a temperatura do secador. Não abre mão da escova mesmo nos dias mais quentes? É preciso ficar de olho para saber se você não está prejudicando seus fios com esse hábito. A fibra do cabelo é composta por uma proteína chamada queratina, e toda proteína suporta somente até uma determinada temperatura antes de começar a “quebrar”. No caso dos nossos fios, a temperatura máxima suportada é de 40° C. “Pense que no verão, o corpo já está quente, e para os fios chegarem a essa temperatura com o jato 
do secador é muito mais fácil do que no inverno”, alerta a especialista. 

Cuidados específicos 

✔ Para cabelos tingidos: a coloração vai durar por mais tempo se você utilizar produtos específicos para seu fio. Eles limpam menos o cabelo e, por isso, ajudam a fixar a cor. “Vale lembrar que funcionam muito melhor para quem utiliza as tintas permanentes do que para as temporárias”, ressalta Elizete. 
✔ Para cabelos descoloridos: se entrar muito na piscina, eles poderão ficar esverdeados por conta da ação do cloro nos fios. Para evitar esse problema, ao sair da água, lave e enxágue o cabelo normalmente. Depois, aplique sobre os fios 5 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluídas em 1 litro de água. Então, enxágue.


Dicas de Beleza

Leia também

Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas


Dia dos Avós: descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável


Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes


Vale a pena fazer procedimentos estéticos no frio? Veja o 3 indicados


Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida


De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele