Fios lindos com vinagre de maçã - Shutterstock

Fios lindos com vinagre de maçã

Com ele, o cabelo retém nutrientes e fica mais hidratado

Patricia Gebara Publicado em 11/04/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Sim, a proposta de usar vinagre de maçã no cabelo é beeem estranha. Mas, cheiro forte à parte, o tempero comprovadamente proporciona brilho e maciez aos fios. O melhor? Rapidamente! “Sem falar que possui ação antifúngica natural, podendo auxiliar no tratamento da dermatite seborreica, a chamada caspa”, explica Letícia Siqueira Sousa, dermatologista da Clínica MedPrimus (SP). Barato, fácil de encontrar, prático... Hora de deixar de lado os preconceitos e se beneficiar das maravilhas do vinagre!


Da pia para o banheiro

✔ O pH é uma escala que mede a acidez das substâncias. Acima de 7 são considerados básicos; abaixo são tidos como ácidos. O vinagre possui pH ácido!
 
✔ Quanto mais alto o pH do seu cabelo, mais poroso e ressecado ele fica. Quando passamos o vinagre, que tem esse número baixo, devolvemos a ele seu pH natural, fechando cutículas e retendo mais nutrientes. Isso melhora o aspecto.

 ✔ Não é aconselhável usar vinagre de vinho ou álcool. Eles têm pH menos ácido, o que pode ressecar. Cuidado! 

✔ Xampus normalmente têm pH básico e abrem as escamas dos fios. O papel do vinagre é selar as cutículas e, assim, guardar a hidratação e nutrição.
  
✔ Se passado na raiz, melhora bastante a caspa. “Quando a dermatite seborreica é intensa, pode levar à queda de cabelo. Com o produto, as duas coisas melhoram de uma vez só”, garante  a dermatologista. 



Pode usar sem medo!

■ Para mais brilho, misture uma colher do vinagre ao condicionador a ser aplicado na lavagem. Deixe agir por três minutos e enxágue normalmente com água fria. 

■  Você também pode misturar partes iguais de água e vinagre, e passar no cabelo após a lavagem com xampu e condicionador. Atenção: não é para tirar! Deixe secar normalmente. 

■ Não é recomendado o uso frequente dele. No máximo uma vez por semana, hein? Se exagerar, corre o risco de ficar com os fios ressecados. 

■ O cheiro? Não se preocupe: quando secar, vai embora!

■ Se você acabou de fazer luzes, progressiva ou qualquer outro procedimento agressivo, passe vinagre. Os danos são bem menores! 


■ Cacheadas, lisas, oleosas... Todo mundo pode usar o vinagre de maçã no cabelo. O legal é observar como seu cabelo reage a ele. Se tiver ressecando muito, diminua as aplicações! 

■ Se os seus fios estão elásticos e sem vida, o vinagre também vai ajudar. O resultado é incrível: cabelo soltinho, brilhante 
e bem hidratado! 

■ Dica para quem tem cabelo cacheado: misture água, gotas de vinagre e algum óleo hidratante num borrifador. Passe nos fios secos e espere secar. Cachos definidos e brilhantes rapidinho!

■ Para uma selagem poderosa, misture 2 colheres do vinagre de maçã a 2 colheres de creme de hidratação. Passe nos fios e deixe agir por 45 minutos. 



No cabelo com progressiva...

Sempre fui vaidosa. Gosto de produtos baratos e com resultados bons, como as receitinhas caseiras. Um dia, li sobre o vinagre de maçã e fui procurar saber o que ele tinha de tão bom. Vi que acaba fechando as cutículas do cabelo, dando brilho e segurando a hidratação! Resolvi testar e me surpreendi com o resultado! Não vivo mais sem, uso geralmente de 15 em 15 dias ou uma vez por semana – quando sinto que meu cabelo está muito poroso (cutículas abertas). É muito fácil de usar e sinto a maior diferença! Meus fios ganham brilho, ficam soltos e hidratados por mais tempo. O melhor: vale usar vinagre de qualquer marca, desde que seja de maçã (não contém álcool). É um milagre para cabelos com químicas!

Thamyres Stocco, 
18 anos, estudante, Nova Iguaçu (RJ)
Dicas de Beleza

Leia também

Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas


Dia dos Avós: descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável


Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes


Vale a pena fazer procedimentos estéticos no frio? Veja o 3 indicados


Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida


De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele