10 hábitos que deixam seus cachos perfeitos - Shutterstock

10 hábitos que deixam seus cachos perfeitos

No livro Manual da Garota Cacheada, a cabeleireira Lorraine Massey explica como acabar com o frizz, secar e modelar os fios e muito mais!

Júlia Arbex Publicado em 02/03/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

A cada dia, mais mulheres deixam os alisamentos de lado para assumir os cabelos encaracolados. Porém, quem tem cachos sabe que não é nada fácil cuidar e garantir que fiquem bonitos, sedosos e brilhantes. No livro Manual da Garota Cacheada, a cabeleireira americana Lorraine Massey, especializada em cabelos cacheados e criadora das técnicas No Poo e Low Poo (ver quadro na pág. 23), mostra o que fazer para conquistar o visual dos sonhos. Separamos dez dicas valiosas da expert para você seguir e fazer seus cachinhos ficarem bonitos e saudáveis. Até quem alisa o fio por achar mais prático vai repensar, pois verá que dá pra ficar bem bonita ao natural, sem tanto trabalho!


1 Para lavar

O procedimento de limpeza tem duas fases: lavar o couro cabeludo e o cabelo, e depois condicioná-lo. Mas Lorraine acredita que, para ter cachos brilhantes e macios, o ideal é tirar o xampu da rotina (como se faz na técnica No Poo, em que se lava com condicionador) ou substituí-lo por um produto sem sulfato (técnica Low Poo, que usa cosméticos mais leves sem tantos aditivos químicos. Leia mais na página 23). Segundo ela, quanto mais cacheado, mais condicionador deve aplicar. Percebeu que o creme foi sugado pelos fios que estavam ressecados demais? Pode passar outro tanto!


2 Para quem tem frizz

Quem tem cabelo crespo sabe: o frizz é seu principal inimigo. Muitas mulheres nem se dão conta que têm belos cachos, pois aqueles arrepiadinhos cobrem tudo. Segundo Lorraine, isso acontece por falta de umidade e a única solução é hidratar bastante com condicionador. Confira outras dicas para se livrar do terrível arrepiado:

✔ Em dias chuvosos ou muito úmidos, molhe bem o cabelo e use mais condicionador que o normal.

✔ Evite ficar no banheiro cheio de vapor após o banho, porque a umidade pode abrir a cutícula do cabelo e aumentar o frizz. 

✔ Enxágue os fios com água fria para selar as cutículas. Depois, coloque um pouco de gel e aplique mais ativador de cachos em movimentos de cima para baixo.


3 Para secar

O cacheado precisa de umidade e condicionamento para ficar macio e brilhante. Para isso, o indicado é secar com papel-toalha, uma camiseta velha de algodão ou uma toalha de microfibra – o tecido áspero da toalha faz os fios ficarem sem forma e arrepiados. 

✔ Gire levemente o tecido enquanto passa no cabelo;

✔ Depois, amasse e aperte de baixo para cima, na direção do couro cabeludo, para modelar os fios e absorver a umidade extra. 


4 Para modelar

Dica importante: não mexa nem fique no vento quando seus cachos estiverem secando. De acordo com Lorraine, isso faz com que eles se separem ou fiquem com frizz. Se quiser dar volume aos fios já secos, incline a cabeça para frente, ponha as mãos no couro cabeludo e passe os dedos pela raiz. Com as mãos ainda no couro cabeludo, levante a cabeça devagar e faça outra vez essa “minimassagem”. Aí, tire a mão sem passar pelo cabelo. Dá certo! 


5 Para quem tem pressa

Está atrasada para o trabalho e não tem tempo de lavar? Molhe as mãos, incline a cabeça para frente e amasse de baixo para cima, reativando o ativador de cachos ou o gel que provavelmente já estava nos fios. Mesmo assim ainda ficaram indefinidos e meio esquisitos? Molhe um dedo, enrole o cacho que está estranho nele e segure por um minuto. Segundo a autora, você vai se impressionar com a rápida recuperação do penteado. 


6 Para prender

Não puxe nem prenda o cabelo apertado demais, pois essa tensão pode fazer com que os fios fiquem enfraquecidos e caiam com maior facilidade. A melhor opção é prendê-lo mais frouxo, sem exagerar nas voltas que vai dar com o elástico. Se o seu cabelo for grosso, seque naturalmente ou use um secador com difusor, para não dar mofo e mau cheiro antes de fazer qualquer penteado. Prefira prendedores forrados com tecido ou couro, palito para cabelo e grampos que evitam a quebra. Vai com jeitinho, hein?


7 Para quem malha

Não faz atividade física porque tem medo de o suor derreter todos os seus cachinhos? Lorraine achou uma solução. Se você for lavar depois de se exercitar, prenda na nuca ou perto do alto da cabeça, com um prendedor forrado com tecido. Se não pretende tomar banho após a academia, torça os cachos que enquadram o rosto para o alto da cabeça e prenda-os com grampos. Por fim, prenda o resto em um rabo de cavalo, na altura que preferir. Quando soltar, estará lindo!


8 Para escolher o produto

O gel é um ótimo modelador de cachos. Mas, para ficar sem frizz e gostoso de tocar, é preciso escolher o produto certo. Na loja, aplique um pouco do cosmético nas mãos e esfregue-as. Se ficar grudento na pele, esqueça: grudará nos fios também. A cabeleireira recomenda ainda que as cacheadas leiam o rótulo da embalagem do gel e não comprem se o produto tiver álcool (resseca o cabelo), parabenos (metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno, que são conservantes e até envelhecem a pele) e ftalatos (ingrediente usado em plásticos que irrita a pele). Achou o produto ideal? Vai ficar muito mais fácil de finalizar seu penteado, sempre usando as mãos para amassar o cabelo de baixo para cima, para as molinhas irem se formando com a ajuda do produto. Cinco minutos depois, está pronta!


9 Para comer

Priorizar uma boa alimentação é fundamental para quem deseja  cachos saudáveis e brilhantes. Como o cabelo é 97% composto 
de proteínas, o ideal é ingerir de 60 a 85 gramas de proteínas por dia – melhor ainda se forem de animais livres de hormônios ou antibióticos. A cabeleireira também aconselha incluir gordura saudável na alimentação, pois ela ajuda a dar brilho aos fios. Essa gordura pode ser encontrada em alimentos como o abacate, sementes e óleo de linhaça, óleo de coco, salmão, sardinha, gema de ovo, espinafre, nozes, azeitonas, azeite de oliva, amêndoas e castanhas de caju. Sofre com a queda de cabelo? Consuma alimentos ricos em zinco, magnésio, selênio, como as amêndoas, nozes, castanhas de caju, abóbora e grãos integrais, tais como arroz, feijão e aveia.


10 Para dormir

A hora de acordar é um problema para a maioria das cacheadas. Virar e se mexer na cama amassa todo o cabelo e deixa os cachos murchos e indefinidos. Para evitar isso, Lorraine recomenda deitar em uma fronha de seda, cetim ou algodão – tecidos que causam menos danos aos fios. Além disso, vale arrumar os cachos de maneira que os conserve até o dia seguinte. Dormir de barriga para cima e espalhar o cabelo, como se fosse um véu, ajuda. Outra boa ideia é colocá-lo todo para o alto, como no coque samurai. Assim, você pode se mexer à vontade enquanto dorme e o comprimento dos fios, no topo da cabeça, não sai do lugar. Veja o passo a passo:

✔ Incline a cabeça para a frente e prenda o cabelo no alto usando um prendedor de tecido que não quebre os fios.

✔ Quando você enrolar o prendedor pela segunda ou terceira vez, não puxe o cabelo todo e deixe-o parecido com um leque.

✔ Use os dedos para mexer levemente na raiz quando soltar o cabelo.



Relembre o Low e No Poo

A maioria das dicas de Lorraine gira em torno do uso de produtos livres de sulfato. Sabe como são as técnicas?

Low poo: “Low” significa “baixo” e “poo”, xampu, portanto, é uma técnica onde se usa um xampu com baixa quantidade de químicas. O produto não tem sulfato, derivados de petróleo e parabenos (ingredientes que vemos no rótulo), substâncias que danificam e ressecam os fios crespos.


No Poo: As adeptas da técnica No Poo limpam os fios somente com condicionador sem silicones insolúveis em água. Fica bem hidratado!  Você duvida que o produto limpa mesmo? Bobagem: basta escolher finalizadores que não grudem demais que sai tudinho!
Dicas de Beleza

Leia também

Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas


Dia dos Avós: descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável


Como começar a cuidar do cabelo? Confira o guia para iniciantes


Vale a pena fazer procedimentos estéticos no frio? Veja o 3 indicados


Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida


De Hydrafacial a Liftera: veja 6 opções de tratamentos estéticos para pele