Em 19 de novembro é celebrado o Dia da Bandeira; conheça o que significa cada detalhe desse símbolo e algumas curiosidades que talvez você não saiba!
Jéssica Batista Publicado em 19/11/2024, às 10h00
Em 19 de novembro, celebramos o Dia da Bandeira, uma data que marca a criação da bandeira atual do Brasil, instituída em 1889, logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Até então, o país utilizava a bandeira imperial, com brasões e elementos que remetiam à monarquia.
Com o novo regime republicano, foi necessário um novo símbolo, oficializado em 19 de novembro por decreto, e que se tornaria uma representação permanente da identidade nacional. A bandeira brasileira reflete nossa história, valores e identidade. Neste Dia da Bandeira, vale a pena conhecer mais detalhes sobre a história e significados da Bandeira do Brasil.
O par de cores verde e amarelo sinaliza a presença do Brasil em qualquer lugar do mundo. Mas você sabe qual a origem e significado delas? Confiar a seguir!
A Bandeira do Brasil surgiu com cores e elementos ligados à monarquia, representando heranças das dinastias reais de Dom Pedro I:
Com a proclamação da República, os republicanos redefiniram o significado das cores da bandeira, mantendo elementos anteriores, mas incorporando novos valores inspirados no positivismo de Auguste Comte:
A frase “Ordem e Progresso” foi inspirada no lema de Comte: “O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim”.
As estrelas na bandeira representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A primeira versão, contava com 21 estados. Mais tarde, em 16 de abril de 1960, foi adicionada a estrela de Guanabara — território correspondente à atual localização do município do Rio de Janeiro — e que hoje representa o Mato Grosso do Sul. Oito anos depois, o Acre passou a ser representado.
Em 1992, quatro novas estrelas foram adicionadas, representando os estados de Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a estrela isolada acima da faixa não representa o Distrito Federal, mas o estado do Pará, por ser o maior território próximo ao equador na época da criação da bandeira republicana.
O losango amarelo homenageia as mulheres na luta pela independência, especialmente a imperatriz Maria Leopoldina. O círculo azul remete à esfera armilar, instrumento de navegação associado ao descobrimento. A faixa branca central é interpretada por alguns como símbolo do Rio Amazonas ou da luz solar.
Leia também:
Consciência negra: dia 20 de novembro vai ser feriado? Curiosidades sobre a data
Dia da Consciência Negra: 3 filmes para lembrar a luta contra o racismo
Consciência Negra: você sabe o porquê essa e outras datas são celebradas?
A importância da rede de apoio no puerpério: Giselle Itiê fala sobre abandono de Guilherme Winter
Pressão para ter filhos: Fábio Porchat reforça como essa escolha não deve ser imposta
Golden hour no parto: Viih Tube revela como contato entre mãe e bebê ajudou Ravi
Responsabilidade na publicidade: as implicações legais da propaganda enganosa na internet
Interpretação dos sonhos: o que eles revelam sobre seu estado emocional
Destruição ambiental: ainda é possível salvar o planeta?