Especialistas afirmam que o calçado ideal para idosos evita queda e outros tipos de acidente; confira o modelo mais indicado para a terceira idade
Ana Mota Publicado em 16/11/2024, às 10h00
O tempo passa e os cuidados com a saúde começam a ser redobrados. Tanto que, na terceira idade, todo cuidado é pouco para evitar acidentes, como quedas, que podem ser fatais ou causar danos graves. Neste sentido, você sabe qual o calçado ideal para idosos?
Recentemente, dois casos serviram de alerta: o do presidente Lula, que caiu no banheiro e precisou levar pontos na cabeça, e o do cantor Agnaldo Rayol, que também caiu no banheiro, mas não resistiu.
De acordo com Fátima Lúcia Cordeiro, geriatra do Centro Médico Pastore, indicar um calçado ideal para idosos é uma medida de intervenção e prevenção de quedas. Isso porque 30% dos indivíduos com mais de 60 anos caem ao ano e 5 a 10 % destas quedas resultam em consequências graves.
"É um marcador de mudanças relacionadas ao envelhecimento da visão, marcha e equilíbrio. Sendo assim, a utilização de calçados adequados impactam na minimização do risco de queda, que é a principal causa de morte acidental, associada ao declínio funcional e institucionalização em idosos", diz à AnaMaria.
Fátima afirma que a redução da velocidade da marcha e da amplitude do passo, a flexão plantar diminuída na fase final de apoio e a diminuição do balanço dos braços são mudanças inerentes ao envelhecimento e requerem calçados mais adaptados.
Para evitar quedas e acidentes, o calçado ideal para idosos é aquele que respeita o formato dos pés. "Além de possuir solados mais firmes e com saltos discretos para proteção do calcanhar", indica Ricardo Arruda, geriatra do Centro Médico Pastore.
É comum que idosos tenham dificuldades em determinar o melhor tipo de calçado para o dia a dia, sobretudo porque desconhecem sua importância para a segurança ou então por impedimentos de ordem financeira.
"Em regiões de clima quente é comum idosos preferirem chinelos, andar descalços ou usar apenas meias dentro de casa, porém torna-se perigoso para a deambulação. Por outros motivos associados à idade e às comorbidades presentes, como pés dolorosos por calosidades, deformidades por osteoartrose ou osteoartrite e lesões típicas nos pacientes com pré diabetes, a maioria escolhe calçados muito compridos ou demasiadamente largos em relação ao tamanho real de seus pés, também prejudicando a marcha e aumentando o risco de queda", explica Fátima.
Portanto, os modelos mais indicados são os tênis com solado emborrachado e com salto de amortecimento nos calcanhares. "No caso de calçados abertos estão indicados os do tipo papete pois possuem solado firme e emborrachado e ajustes com velcro facilitando a adaptação dos pés", afirma Ricardo.
O geriatra alerta que esses calçados devem ser usados dentro e fora de casa, justamente para minimizar os riscos de quedas, lesões na pele como calosidades e feridas, além de dores nos pés, tornozelos e até joelhos.
"A numeração deve estar adequada ao tamanho dos pés, com salto baixo, solado fino e rígido para aumentar a sensação de estabilidade e salto chanfrado para diminuir as chances de escorregamento em superfícies lisas ou molhadas. Conforme o nível de mobilidade do idoso, recomenda-se o fechamento do calçado por meio de velcros e não cadarços (apesar de permitidos), já que podem acomodar melhor eventuais alterações como deformidades na parte superior do pé e edema ao longo do dia", explica Fátima.
É importante lembrar que o calçado ideal para idosos não deve causar lesões na pele, nem dores nos pés, devendo trazer conforto e estabilidade na marcha.
Fátima ressalta que o exame físico geriátrico é importante, uma vez que o médico irá observar os membros inferiores para dar orientações individualizadas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Leia mais:
Queda de idosos: cuidados com cada cômodo da casa para evitar acidentes como o de Lula
Solidão na velhice: como evitar ou lidar com o problema?
Superidosos: como é o cérebro de pessoas de 80 anos com memória 30 anos mais jovem?
Correr ou caminhar: o que é melhor para a saúde do coração?
Frango mal passado? Jamais! Veja por quê
O segredo está nas pausas: veja como emagrecer caminhando!
Surto de coqueluche: sintomas, prevenção e por que os casos estão aumentando em 2024
Pimenta e cúrcuma: afinal, esses temperos fazem bem ou mal à saúde?
Viih Tube precisou de cesárea de emergência: entenda quando ela é indicada