Saúde emocional, exercícios e nutrição são a chave do emagrecimento - Michal Jarmoluk / Pixabay
Emagrecimento

Emagreça num piscar de olhos: para perder peso é necessário cuidar da mente

Neuropsicanalista conquistou o peso desejado depois de se dar conta de que, para isso, é fundamental vencer a mente

Raquel Borges Publicado em 11/06/2023, às 14h30

De acordo com o neuropsicanalista Renato Lisboa, para emagrecer com saúde e inteligência emocional, em primeiro lugar, é necessário vencer a mente. Com essa metodologia, ele escreveu o livro 'Três Segundos – Escolhas que Transformam a Vida', que define seu processo de emagrecimento: 30 quilos a menos na balança!

Na obra, o autor mostra que é possível ter uma vida mais equilibrada seguindo o tripé: saúde emocional, exercícios físicos e nutrição - para um processo de emagrecimento eficaz, não é preciso nenhuma fórmula mágica. “Muitas vezes, nosso mapa mental não nos permite enxergar e, quando nos damos conta, deixamos de fazer o que é preciso para fazer exatamente o contrário, buscando prazeres e felicidades momentâneas”, enfatiza. 

Renato reforça que não é possível dissociar o corpo da mente para alcançar a manutenção da saúde e, consequentemente, qualidade de vida. Para o processo de emagrecimento ser saudável e duradouro, é preciso fortalecer a inteligência emocional: “Só assim conseguimos colocar em prática as atividades físicas e a nutrição alimentar necessária”. 

Porém, o processo é complexo e exige uma reconfiguração completa dos nossos esquemas cognitivos, emocionais e comportamentais. Segundo ele, é preciso prever minimamente os resultados válidos, positivos e em longo prazo. 

Um bom começo é reconhecer a importância de treinar o processo de tomada de decisão, viver plenamente o estado de presença, que torna os ‘três segundos’ aquele momento fundamental para o resto da vida. Vem saber mais sobre as estratégias que o especialista utilizou para conquistar o objetivo.

FORÇA DE VONTADE É TUDO

Para o especialista, o mais importante para alcançar o equilíbrio entre saúde física e mental é estruturar a vida para que ela não exija grande força de vontade. “Por exemplo, se você está de dieta, é bom que não tenha fácil na geladeira guloseimas que vão fazer você cair na tentação de comê-las. O ideal é ter alimentos saudáveis. O mesmo processo deve ser feito para a atividade física e para o gerenciamento emocional”, indica Lisboa.

A BUSCA PELO EMAGRECIMENTO

Renato decidiu relatar sua trajetória contra a obesidade em livro, pois sentia os danos em sua saúde. “Meu sistema imunológico era muito frágil e qualquer alteração no clima me causava sérios problemas. Busquei os métodos convencionais de emagrecimento, mas nenhum me trouxe o resultado duradouro. Na formação de Coach e Psicanálise, entendi que havia o lado emocional e devia aliar os tratamentos. Os gatilhos mentais mais comuns que afetam o ser humano são tempo e lugar. Eles trazem desorientação emocional, porém, se ordenarmos as intenções de ação, definindo quando e onde, desencadeando uma ação após a outra, acabamos construindo hábitos que nos levam à conquista de nossos anseios. Daí surge o tripé fundamental: inteligência emocional, atividade física e alimentação saudável”.

O EMOCIONAL PRECISA DE ATENÇÃO

“Eu já estava desanimado em relação ao emagrecimento. Foram décadas de tentativas fracassadas e o insucesso era o que eu conhecia quando se falava em emagrecer. Porém, na minha formação, como falei antes, surgiu um insight que mudou minha vida. Eu ainda não havia tentado tratar o lado emocional e, a partir daí, aprofundei nos estudos, revistei toda a teoria sobre o assunto e compreendi o que devia fazer. No final, percebi que o gerenciamento sobre as minhas emoções era a principal ação para a obtenção do meu emagrecimento”, conta.

SAÚDE EMOCIONAL, EXERCÍCIOS E NUTRIÇÃO: A CHAVE DO EMAGRECIMENTO

“O equilíbrio se consegue dia após dia, mas, principalmente, transformando as principais ações do processo em hábitos. Ou seja, você não tem que fazer dieta por um período, você precisa entender que a dieta deve ser uma escolha para a vida toda, assim como a atividade física, a busca pela qualidade do sono e o equilíbrio emocional”, alerta.

O OBJETIVO? VIDA SAUDÁVEL, CLARO!

“Ensino como as pessoas podem minimizar o esforço para alcançarem o objetivo desejado. A primeira batalha a se vencer é a mente. É lá que estabelecemos a rotina de gatilho, desejo, ação e recompensa, que são fundamentais para que o emagrecimento ocorra. Com a reprogramação da mente, é possível reconfigurar comportamentos atraentes e fáceis, com resultados satisfatórios para alcançar o seu maior sonho”, finaliza.

Leia também

Cirurgia de varizes: solução para problemas vasculares


Doença de Céline Dion: saiba mais sobre rara síndrome da cantora


O que é a doença de Newcastle? Brasil registra novo caso da patologia após 18 anos


Idosos: conheça os benefícios dos pescados enlatados


Quando devemos começar a fazer mamografia? Atriz morre de câncer de mama aos 53 anos


Quanto custa o Wegovy? Substituto do Ozempic já está à venda