Saiba porque cuidar da postura durante as tarefas domésticas é importante - Rudy and Peter Skitterians / Pixabay
Coluna

Confira algumas dicas para não prejudicar a coluna na hora da faxina

Especialista dá dicas para realizar tarefas do dia a dia sem prejudicar a coluna

Karla Precioso Publicado em 10/07/2023, às 08h00

“É muito comum queixas no consultório de pessoas com lombalgia e cervicalgia, ou seja, dor nas costas e no pescoço, relacionadas a atividades domésticas e decorrentes dos movimentos repetitivos. Por exemplo, o ato de lavar a louça faz com que a pessoa fique com o pescoço inclinado para frente, deslocando o eixo de equilíbrio e pressionando os elementos anteriores da coluna. A consequência disso: desconforto e dores”, avalia Guilherme Rossoni, especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da associação. 

Acompanhe as dicas de Rossoni para realizar as tarefas do dia a dia sem prejudicar a coluna.

HORA DE LAVAR A LOUÇA

Em vez de ficar inclinada, a dica é apoiar um dos pés em um banquinho do tamanho de um tijolo, para ficar lateralizada e intercalar, de tempos em tempos, entre um lado e outro, para deslocar o peso do corpo.

MOMENTO DE VARRER

Varrer ou passar o rodo faz com que você tenha movimentos de torção na coluna. A dica é utilizar vassoura ou rodo com cabos longos para evitar o agachamento e movimentos de torção.

MAIS CUIDADO AO PASSAR ROUPA

Quando estiver passando roupa, atente-se à altura da mesa. Veja se ela é ideal para que você não precise se inclinar enquanto realiza a atividade.

LEVANTANDO OBJETOS PESADOS

Outra coisa que fazemos muito errado no dia a dia é o levantamento de peso. Grande parte das pessoas acaba por deixar as pernas esticadas, usando a força dos troncos e dos braços, quando, na verdade, a forma correta é agachar-se com os joelhos flexionados e usar as forças das pernas para carregar ou levantar o peso. E, ao carregar um peso, nunca faça sobre a cabeça ou ombro. Carregue-o em sua frente, com os cotovelos levemente dobrados.

ESTENDER ROUPA NO VARAL

Não tente se esticar todo para alcançar as roupas a qualquer custo. Sempre desça o varal até uma altura confortável, em que os cotovelos não precisem se elevar acima da linha dos ombros. Assim, você protege a coluna e diminui a tensão em toda a cintura escapular. Se o seu varal não for o de teto (que sobe e desce), o ideal é que ele tenha uma altura tal que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.

OUTRAS ATIVIDADES

POR QUE CUIDAR DA POSTURA DURANTE AS TAREFAS DOMÉSTICAS?

Qualquer tarefa doméstica exige um grande esforço físico, fazendo com que, principalmente, as mãos, pernas, joelhos, costas e pescoço sejam movimentados constantemente, e é exigido que os músculos trabalhem, seja de forma desconfortável ou não. E quanto mais os músculos e o corpo trabalham de maneira errada, mais prejuízo e dor são acumulados, podendo atrapalhar a forma com que as atividades diárias são executadas e colaborar com deformações na área da coluna, transformando em problemas maiores. Por isso é tão importante observar a postura durante os afazeres domésticos: o risco à saúde é real.

COLUNA SEMPRE ERETA

Independentemente da tarefa que você for realizar, a coluna deve estar sempre ereta. Para isso, ela conta com a ajuda de uma dupla fundamental: abdômen e joelho. Enquanto o primeiro deve ser contraído, o segundo precisa ser flexionado. Com essas três partes do corpo trabalhando em harmonia, você conseguirá desempenhar suas tarefas de forma mais fácil e menos prejudicial à saúde da sua coluna.

Leia também

Cirurgia de varizes: solução para problemas vasculares


Doença de Céline Dion: saiba mais sobre rara síndrome da cantora


O que é a doença de Newcastle? Brasil registra novo caso da patologia após 18 anos


Idosos: conheça os benefícios dos pescados enlatados


Quando devemos começar a fazer mamografia? Atriz morre de câncer de mama aos 53 anos


Quanto custa o Wegovy? Substituto do Ozempic já está à venda