AnaMaria conversou com educadores físicos para entender o impacto das atividades no corpo. - Foto: Freepik
É BENÉFICO!

Como se manter ativo no inverno? Conheça 4 benefícios de treinar no frio

Os benefícios de treinar no frio vão do condicionamento físico à saúde mental, de acordo com especialistas

Guilherme Giagio Publicado em 01/08/2024, às 16h20

Há quem goste muito das baixas temperaturas causadas pelo inverno. O tempinho deixa o aconchego das cobertas e um bom filme ainda mais convidativos, não é mesmo? Até aí, tudo certo! Porém, é necessário não esquecer dos inúmeros benefícios de treinar no frio.

É isso mesmo: as atividades físicas, geralmente deixadas de lado durante o período, são de extrema importância. Adaptação do corpo às diferentes condições climáticas, gasto de calorias e até saúde mental: os benefícios de treinar no frio são muitos.

Do contrário, os tempo de inatividade afeta não só o corpo como também a mente. Até por isso, a recomendação dos especialistas é espantar a preguiça e manter a rotina de exercícios. Para entender melhor, AnaMaria conversou com os educadores físicos Anderson Pontes e Brígida de Almeida Sousa, professores na Academia Gaviões.

Foto: Freepik

 

Antes dos benefícios de treinar no frio , é importante redobrar a atenção. Pontes ressalta a importância de alguns dos cuidados necessários para enfrentar as baixas temperaturas com atividades físicas — o principal deles, o alongamento. Isso porque os músculos ficam mais contraídos do que o normal.

"Torna-se ainda mais necessário nesse período a fim de deixar o corpo preparado para o exercício e diminuir os riscos de lesões", explica. Brígida também indica a prática após os treinos, além do aquecimento para antecedê-los.

De volta aos aspectos positivos, os especialistas iniciam: "Se movimentar no inverno é uma forma de reduzir os casos de superaquecimento durante os treinos, melhorar o desempenho aeróbico e adaptar o corpo a diferentes condições climáticas”.

Mais benefícios de treinar no frio

Brígida afirma que a exposição ao frio amplifica os resultados da atividade física. Com as baixas temperaturas, o corpo trabalha para manter uma temperatura estável: "O que resulta em um maior gasto de energia e estimulando assim a termogênese".

A termogênese é um processo metabólico pelo qual o corpo produz calor com a queima de calorias. 

O exercício físico regular também fortalece o sistema imunológico. Isso porque as atividades melhoram a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de células imunológicas. O processo ajuda na detecção e combate das infecções.

A prática também aumenta a produção de substâncias anti-inflamatórias. Assim, também auxilia na regulação do sistema e na diminuição do risco de inflamações crônicas: "Portanto, manter uma rotina de movimento para o corpo é uma ótima opção para reduzir as chances de ficar doente em época de frio”, acrescenta a educadora. 

Dias frios e cinzentos são desanimadores e até solitários para algumas pessoas. E isso afeta diretamente a saúde mental. Neste caso, a atividade física é o segredo para garantir um emocional mais equilibrado, como explica Brígida.

Por que não trocar um dia inteiro em frente à TV por uma hora de atividade física, seja ao ar livre ou em uma academia? A movimentação do corpo libera uma substância chamada endorfina, um dos conhecidos hormônios da felicidade: "A endorfina é capaz de melhorar o humor, reduzindo episódios de estresse e depressão”, esclarece a especialista.

As atividades físicas facilitam a interação social e encontro com amigos mesmo no frio. Foto: Freepik

 

Um estudo da Universidade de Stirling, da Escócia, e publicado na revista científica Mental Health and Physical Activity afirma que "caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão". Além disso, a prática também está associada à prevenção de doenças neurológicas, como a demência e o alzheimer.

A rotina de atividades físicas durante o frio também facilita o encontro com amigos e interação com outras pessoas. Seja com colegas de academia, aulas coletivas, esportes ou caminhada na rua, a socialização fortalece laços com pessoas próximas e permite aproximação de outras.

Você já reparou que sente mais sede durante o calor, certo? Provável que sim. Porém, muitas vezes o efeito contrário passa despercebido. É que no frio é comum reduzir o consumo de água. E a falta da hidratação é mais um ponto prejudicial à saúde.

Por isso, a hidratação correta é mais um dos benefícios de treinar no frio: "A atividade física estimula a necessidade de ingestão do líquido, auxiliando a manter a hidratação do corpo”, pontua a professora. 

Por fim, Brígida ainda faz algumas recomendações para quem vai seguir treinando no inverno não desanimar: "É importante ter um planejamento".

Leia também

frio academia Inverno benefícios de treinar no frio exercícios físicos no frio atividade física no frio

Leia também

Quem tem ovário policístico pode engravidar? Entenda a relação entre SOP e infertilidade


Entenda a escarlatina: sintomas, diagnóstico e cuidados necessários


Curativos domésticos: como fazer e quando procurar ajuda médica


O que é polidactilia? Conheça a condição que gera nascimento de dedos extras


Consome conteúdo fútil na internet? Cuidado! Seu cérebro pode estar sofrendo!


Vermelhidão no rosto? Conheça a rosácea e adeque o skincare