Às vezes, é bom arriscar em receitas que são taxadas como difíceis
Queijo é sempre muito bem-vindo, sim! A Polenghi dividiu com AnaMaria este preparo incrível. Quer deixar ele ainda melhor? Acrescente cebolete picada e presunto cru à massa do suflê. Confira o passo a passo.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Unte um refratário com cerca de 17cm de diâmetro e 9cm de altura. Salpique um pouco do queijo gruyére e gire-o para que o queijo forre as laterais e o fundo do recipiente. Faça um colarinho de papel manteiga (veja abaixo). Reserve. Em uma panela derreta a manteiga e acrescente a farinha. Misture até obter uma pasta. Acrescente aos poucos o leite, mexendo sem parar. Junte a noz moscada e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até o creme encorpar. Retire do fogo e acrescente as gemas uma a uma. Misture após cada adição. Espere amornar. Bata as claras em neve e acrescente uma parte ao creme, misturando delicadamente. Vá incorporando o restante das claras ao creme alternando com o queijo gruyére restante. Distribua a preparação no refratário reservado. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que a superfície esteja crescida, dourada e o suflê cozido. Sirva imediatamente.
Colarinho
Corte uma tira de papel manteiga do diâmetro do refratário. Dobre-a ao meio para obter uma tira dupla, com cerca de 15 cm. Passe em volta no refratário e prenda com fita adesiva.