O debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo promovido pela TV Cultura teve um momento bastante tenso. Datena deu uma cadeirada em Marçal na noite de domingo (16) e fez com que a emissora interrompesse o programa temporariamente.
José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) já estavam se desentendendo há alguns dias e mostraram a rivalidade em outros encontros na TV. Entretanto as provocações do empresário acabaram culminando na agressão do apresentador.
Marçal citou uma denúncia de assédio sexual contra Datena e o questionou quando acabaria com a “palhaçada”, se referindo a uma possível desistência de concorrer ao cargo de prefeito da capital paulista. O apresentador rebateu, afirmando que eram “ofensas e calúnias” e chamando-o de “bandidinho”.
Datena afirmou que as acusações não foram investigadas pela falta de provas e, portanto, foi arquivada pelo Ministério Público. Ele ainda ressaltou que Marçal havia lhe pedido desculpas dias antes por provocações em debates anteriores.
Foi na tréplica que tudo aconteceu. “Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem”, disse Marçal.
As imagens da TV Cultura mostraram Datena dando uma cadeirada em Marçal. No mesmo instante, o mediador Leão Serva interrompeu o programa e foi possível ver a produção entrando no estúdio para apartar a briga. Imagens que circulam na internet mostram que as provocações continuaram mesmo após o debate ter sido interrompido.
O que aconteceu no debate de SP?
Quando o debate de SP promovido pela TV Cultura retornou, o mediador informou que Datena foi expulso pela organização. Marçal, por sua vez, preferiu não voltar por estar se sentindo mal com a agressão do rival.
Ao portal G1, o apresentador disse que se sentiu agredido com as acusações de Marçal e “perdeu a cabeça”.
“Podia simplesmente ter saído do debate e ido embora pra casa, que era muito melhor. Mas do mesmo jeito que eu choro, como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter […] Não pude me conter. Tô errado? Tô. Mas fazer o que? Já foi”, lamentou.
Já a assessoria de Pablo Marçal disse que ele precisou ser encaminhado de ambulância para o Hospital Sírio Libanês. A equipe afirma que o candidato sofreu uma fratura na costela, lesões no dedo e passou por uma bateria de exames. O hospital ainda não divulgou boletim médico sobre o estado de saúde do empresário.
A equipe de Marçal também já registrou boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria contra Datena, segundo a Folha de S. Paulo. Portanto, a expectativa é que o candidato passe por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) após receber alta.
Leia mais:
Eleições Municipais 2024: mais de 200 cidades têm apenas um candidato para prefeito
Eleições 2022: Quem foram os famosos eleitos como deputados e senadores?
Datena revela que quase morreu ao cobrir tragédia no ‘Brasil Urgente’