De ex-jogadores de futebol a cantoras, vários famosos foram bem votados nas eleições 2022
A apuração dos votos do primeiro turno das eleições 2022 aconteceu no último domingo (2) e, com ela, veio a notícia de que vários nomes conhecidos das páginas sobre celebridades vão integrar a Câmara, o Senado e as Assembleias Legislativas a partir do próximo ano.
De ex-jogadores de futebol a cantoras, vários famosos foram bem votados nestas eleições. Confira quais são eles!
Reeleito como senador pelo Rio de Janeiro, o ex-jogador de futebol teve mais de 2,3 milhões de votos, 29% dos votos válidos do estado. Vale lembrar que, em 2014, ele se tornou o senador mais votado da história do Rio de Janeiro, com 4 milhões de votos.
Outro ex-jogador de futebol, Danrlei de Deus Goleiro irá compor a Câmara dos Deputados a partir de 2023 representando o Rio Grande do Sul. Este é o quarto mandato do famoso.
O ex-Malhação e ex-secretário especial de cultura do governo de Jair Bolsonaro também será deputado federal, após conquistar 122 mil votos no estado de São Paulo.
Maurício Souza, ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira que ficou conhecido em 2021 por apoiar o atual presidente e, neste ano, foi afastado do Minas Tênis Clube por comentários homofóbicos, foi eleito deputado federal por Minas Gerais.
No âmbito estadual, a cantora de samba Leci Brandão seguirá trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no próximo ano. Eleita com pouco mais de 90 mil votos, este será o quarto mandato da artista.
O ex-A Fazenda e irmão de Bruno Gagliasso também foi eleito deputado estadual, mas no Rio de Janeiro. Apesar de ser a primeira vez que se candidata, o ator foi o sétimo mais votado do estado, com mais de 100 mil votos.
Apesar de não terem conseguido votos suficientes para se elegerem, alguns famosos serão suplentes de deputados e senadores devido à quantidade de votos recebidos pelos partidos aos quais pertencem.
Assim, se o senador ou deputado de sua chapa sair do cargo para assumir um ministério, tiver o mandato cassado ou falecer, será ele ou ela quem assumirá a cadeira no Poder Legislativo.
No Rio de Janeiro, alguns suplentes a Deputados Federais são: a atriz Lucélia Santos (PSB-RJ), o pastor Márcio Poncio (Pros-RJ), a ex-paquita Andrea Sorvetão (Republicanos) e a ex-modelo Marinara Costa (PL).
Já no Distrito Federal, a ex-loira do Tchan Silmara Miranda (Republicanos) também será suplente deste mesmo cargo pelo seu partido.