De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155 milhões de brasileiros vão votar em 5.569 municípios durante as eleições municipais 2024
Publicado em 10/09/2024, às 17h00
As eleições municipais 2024 estão se aproximando: no dia 6 de outubro, 155 milhões de eleitores deverão eleger seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. No entanto, habitantes de mais de 200 cidades brasileiras não terão tantas dúvidas quando estiverem em frente à urna eletrônica.
Isso porque estas cidades terão apenas um canditato à prefeitura — consequentemente, também para o cargo de vice. Além do voto para vereador, a outra escolha dos eleitores fica apenas entre o único candidato disponível, e as opções Nulo e Branco.
Assim como governador e presidente, prefeito é um cargo do Executivo, e seguem o sistema majoritário: ganha quem receber a maioria dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Neste caso, basta apenas um voto favorável para garantir a eleição ao cargo.
Ou seja, há apenas uma opção nas eleições municipais 2024 para ser o próximo o representante máximo desses locais. Considerando que, por lógica, os próprios candidatos vão votar em si, a eleição já estaria decidida mesmo que mais ninguém fosse favorável.
Segundo o levantamento feito pela CNN Brasil, são 212 cidades nessas condições. Já para o Gazeta do Povo, são 214. O número corresponde ao dobro de cidades com apenas um candidato para prefeito nas últimas eleições municipais. Em 2020, eram 107.
Vale lembrar que capitais e grandes cidades brasileiras não estão entre as que figuram na lista de apenas um candidato à prefeitura. De modo geral, apenas municípios pequenos e do interior. Ainda assim, as 214 cidades abrigam quase 1,5 milhão de eleitores.
O Sudeste é a região com maior número de cidades com candidaturas únicas: 68. Minas Gerais, com 41, lidera; em seguida, São Paulo, com 26. RJ tem apenas um, enquanto o ES, nenhum. O menor colégio eleitoral entre esses municípios é Vitória Brasil (SP) que tem menos de 2 mil habitantes e pouco mais de 600 pessoas habilitadas para votação.
O Sul tem 66 cidades sem concorrência nas eleições municipais 2024. O Rio Grande do Sul, com 43, lidera não só na região, como também no Brasil. O Paraná tem 18, e Santa Catarina 5. No Nordeste, a lideranã fica com Piauí e suas 11 cidades com apenas um candidato.
Rio Grande do Norte tem 9, a Paraíba vem na sequência com 6, seguida pelas 4 cidades de Alagoas. Ceará, Maranhão, e Pernambuco tem 2 cada, enquanto e em Sergipe apenas 1. Apenas a Bahia não tem candidaturas únicas.
No Centro Oeste, Goiás tem 18 municípios com candidaturas únicas nas eleições municipais 2024. Mato Grosso com 9 e Mato Grosso do Sul com 3 completam a lista. No Norte, o Tocantins lidera, com 7. Pará, com 3, e Rondônia, com 1, completam. Acre, Amazonas e Amapá não possuem cidades com apenas um candidato para prefeito.