AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / BASTA UM VOTO PARA GANHAR?

Eleições Municipais 2024: mais de 200 cidades têm apenas um candidato para prefeito

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155 milhões de brasileiros vão votar em 5.569 municípios durante as eleições municipais 2024

Guilherme Giagio
por Guilherme Giagio

Publicado em 10/09/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em municípios com menos de 200 mil eleitores, ganha quem tiver mais votos já no primeiro turno, não havendo possibilidade de segundo turno. - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Em municípios com menos de 200 mil eleitores, ganha quem tiver mais votos já no primeiro turno, não havendo possibilidade de segundo turno. - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

As eleições municipais 2024 estão se aproximando: no dia 6 de outubro, 155 milhões de eleitores deverão eleger seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. No entanto, habitantes de mais de 200 cidades brasileiras não terão tantas dúvidas quando estiverem em frente à urna eletrônica.

Isso porque estas cidades terão apenas um canditato à prefeitura — consequentemente, também para o cargo de vice. Além do voto para vereador, a outra escolha dos eleitores fica apenas entre o único candidato disponível, e as opções Nulo e Branco.

Assim como governador e presidente, prefeito é um cargo do Executivo, e seguem o sistema majoritário: ganha quem receber a maioria dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). Neste caso, basta apenas um voto favorável para garantir a eleição ao cargo.

Ou seja, há apenas uma opção nas eleições municipais 2024 para ser o próximo o representante máximo desses locais. Considerando que, por lógica, os próprios candidatos vão votar em si, a eleição já estaria decidida mesmo que mais ninguém fosse favorável.

Quais são as cidades com apenas um candidato?

Segundo o levantamento feito pela CNN Brasil, são 212 cidades nessas condições. Já para o Gazeta do Povo, são 214. O número corresponde ao dobro de cidades com apenas um candidato para prefeito nas últimas eleições municipais. Em 2020, eram 107.

como funciona eleições municipais 2024 cidades com apenas um candidato
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, é preciso a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) para vencer a eleição Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Vale lembrar que capitais e grandes cidades brasileiras não estão entre as que figuram na lista de apenas um candidato à prefeitura. De modo geral, apenas municípios pequenos e do interior. Ainda assim, as 214 cidades abrigam quase 1,5 milhão de eleitores.

O Sudeste é a região com maior número de cidades com candidaturas únicas: 68. Minas Gerais, com 41, lidera; em seguida, São Paulo, com 26. RJ tem apenas um, enquanto o ES, nenhum. O menor colégio eleitoral entre esses municípios é Vitória Brasil (SP) que tem menos de 2 mil habitantes e pouco mais de 600 pessoas habilitadas para votação.

O Sul tem 66 cidades sem concorrência nas eleições municipais 2024. O Rio Grande do Sul, com 43, lidera não só na região, como também no Brasil. O Paraná tem 18, e Santa Catarina 5. No Nordeste, a lideranã fica com Piauí e suas 11 cidades com apenas um candidato.

Rio Grande do Norte tem 9, a Paraíba vem na sequência com 6, seguida pelas 4 cidades de Alagoas. Ceará, Maranhão, e Pernambuco tem 2 cada, enquanto e em Sergipe apenas 1. Apenas a Bahia não tem candidaturas únicas.

No Centro Oeste, Goiás tem 18 municípios com candidaturas únicas nas eleições municipais 2024. Mato Grosso com 9 e Mato Grosso do Sul com 3 completam a lista. No Norte, o Tocantins lidera, com 7. Pará, com 3, e Rondônia, com 1, completam. Acre, Amazonas e Amapá não possuem cidades com apenas um candidato para prefeito.

Leia também