Ao que tudo indica Taís Araújo foi escalada para interpretar Raquel Accioli no aguardado remake ‘Vale Tudo’, mesmo sem os nomes do elenco confirmados pela TV Globo, a atriz já adiantou que algumas mudanças são fundamentais para a nova versão trama. Confira tudo que Taís Araújo defende sobre a adaptação de ‘Vale Tudo’!
A trama central da novela de 1987 gira em torno do conflito entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) e a ambiciosa Maria de Fátima (Gloria Pires).
Maria, avessa à pobreza, decide vender a única casa da família no Paraná e fugir com o dinheiro para o Rio de Janeiro, onde sonha em enriquecer como modelo. Raquel, determinada a encontrar a filha, se muda para a capital carioca e começa a vender sanduíches na praia para se sustentar.
Logo em sua nova vida, Raquel conhece Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), um administrador de empresas, e os dois se apaixonam, iniciando um relacionamento.
Enquanto isso, Maria de Fátima, impulsionada pela ambição e pela influência do desonesto César (Carlos Alberto Riccelli), decide seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall).
Odete, diretora da companhia aérea TCA, é conhecida por manipular a vida dos filhos. Ao perceber as intenções de Maria, ela propõe ajudá-la a conquistar Afonso, desde que Maria separe Raquel de Ivan. O plano de Odete é casar Ivan com sua filha Heleninha (Renata Sorrah).
Maria aceita a proposta e, com isso, faz com que Raquel deixe Ivan, acreditando que ele foi desonesto. Assim, Ivan acaba se casando com Heleninha, enquanto Maria se une a Afonso, conforme o plano das duas.
Remake, ou melhor, remontagem de ‘Vale Tudo’
Em uma conversa com a revista Quem, Taís Araújo destacou a diferença entre a sociedade atual e a de 1987, quando a novela original foi ao ar. “Não dá para fazer um remake de ‘Vale Tudo’. As novelas dos anos 1980 precisam de uma nova abordagem. Imagina, a Constituição estava novinha!”, afirmou Taís se referindo a Constituição brasileira de 1988.
Ressaltando a importância de uma remontagem que reflita os tempos modernos ela comparou o processo a montagens de obras de Shakespeare, afirmando que não se faz um remake do clássico, mas sim uma nova interpretação que se adapte ao contexto atual.
Entre os pontos que Taís citou, está a abordagem do alcoolismo, como exemplificado pela personagem Heleninha Roitman (Renata Sorrah). “A forma como se falava de alcoolismo nos anos 1980 não se compara ao que se discute hoje. Há muita coisa que precisa ser repensada”, disse.
Outro aspecto importante mencionado por Taís foi a representação racial na trama. A atriz destacou que, na versão original, apenas dois personagens eram negros, e isso precisa mudar. “Se forem incluir personagens negros em papéis que antes eram de brancos, devemos considerar suas vivências. Não dá para simplesmente trocar uma personagem branca por uma preta sem entender o que significa ser uma pessoa negra na sociedade”, destacou.
Para ela, esses pontos ressaltam a importância de uma remontagem. “Não tem como fazer um remake, mas sim uma remontagem bem interessante. Tomara que venha aí”, completou a artista, deixando claro seu entusiasmo pela nova versão.
Cotados para ‘Vale Tudo’
Embora a Globo ainda não tenha confirmado o elenco do remake, Taís Araújo tentou despistar sobre sua escalação como Raquel, protagonista que foi de Regina Duarte na versão original. “Já li que todo mundo vai fazer todo mundo, poderia ser uma atriz por mês”, brincou.
Ainda sobre a possibilidade de viver a personagem, a atriz não destacou o seu desejo pelo papel. “É uma supernovela. Temos que esperar… O que é do homem, o bicho não come. Se tiver que ser minha, vai ser. Se não tiver, que seja bem feita e que o público brasileiro admire e goste”, finalizou.
O remake ‘Vale Tudo’ deve substituir ‘Mania de Você’ na faixa das nove da TV Globo. Com estreia prevista para 31 de março de 2025, Manuela Dias será responsável pela adaptação que faz parte das comemorações de 60 anos da Globo.
Pouco se sabe sobre o remake. Especula-se que a nova versão terá 173 capítulos, diferentemente da original que contou com 204 e alguns dos nomes cotados para o elenco incluem Bella Campos, para viver Maria de Fátima, e Fernanda Torres, que pode assumir o icônico papel de Odete Roitman.
Outros atores como Renato Góes, Paolla Oliveira, Cauã Reymond, Nanda Costa, Carolina Dieckmann, Humberto Carrão, Débora Falabella, Matheus Nachtergaele e Clarissa Pinheiro também estão entre os cotados para o folhetim.
Leia também:
Atriz é cotada para viver Maria de Fátima no remake de ‘Vale Tudo’
Nathalia Timberg critica ‘Vale Tudo’ como novo remake da Globo