Especialistas alertam para os riscos devido à baixa umidade; chegada de uma frente fria deve trazer alívio a partir do dia 19
O mês de setembro começou trazendo uma onda de calor intensa, que promete elevar as temperaturas em boa parte do Brasil. No Centro-Oeste de Minas Gerais, a massa de ar quente e seco já está fazendo as mínimas ficarem entre 16°C e 20°C, enquanto as máximas podem chegar até 37°C.. Além disso, a região enfrenta mais de 140 dias sem chuva, o que agrava ainda mais a baixa umidade do ar, caindo para níveis críticos entre 10% e 20%.
Especialistas destacam que este pode ser um dos setembros mais quentes já registrados. Essa condição aumenta significativamente o risco de incêndios, exigindo atenção redobrada de todos.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto o calor predomina, a boa notícia é que uma forte frente fria está prevista para avançar sobre o país perto do dia 19. Essa mudança deve trazer alívio, movimentando a atmosfera e reduzindo as temperaturas em alguns estados. No entanto, até lá, a onda de calor deve persistir, e os modelos meteorológicos sugerem que as altas temperaturas podem se prolongar até meados da segunda quinzena deste mês em várias regiões do Brasil.
Veja as temperaturas previstas para algumas cidades do Centro-Oeste de Minas, segundo o Climatempo:
Fique atenta e cuide-se, pois a onda de calor pode trazer desconfortos e riscos à saúde, especialmente em um cenário de baixa umidade.
Leia também:
Ondas de calor: especialista dá dicas para cuidar da saúde íntima feminina
Como se exercitar em dias de calor? Saiba formas de não prejudicar a saúde
Clima seco aumenta a chance de sangramentos no nariz; entenda