Wanessa Camargo, participante do ‘BBB 24’, comentou que já perdeu um dente nos palco devido as suas facetas de porcelana. “Meus dentes são facetas. Quando o dente é encaixado no próprio dente. Meus dentes reais viraram pinos pequenininhos. Nem tenho mais os dois dentes da frente…”.
De acordo com Patrícia Almeida, cirurgiã-dentista, integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em entrevista à AnaMaria Digital, as facetas, também chamadas de lentes de contato, são próteses que servem para deixar os dentes com a mesma forma, tamanho e cor.
“Mas existe uma outra função, que é a de reabilitar dentes fragilizados, que quebraram, foram restaurados diversas vezes, ou têm restaurações muito profundas. É uma forma de protegê-los, como uma película protetora”, destaca.
Existem dois tipos de facetas. A primeira é de resina composta, feita em consultório, moldada pelo próprio dentista sobre o dente, e o procedimento na boca completa leva de cinco a seis horas. “Já a segunda é a base de porcelana, caso da Wanessa Camargo, em que o dentista tira o molde, envia para o protético produzir uma a uma e, após a prova, elas são cimentadas sobre os dentes naturais. Esse procedimento demanda mais tempo, cerca de duas semanas”, explica a especialista.
COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO?
“As lentes de porcelana demandam uma avaliação a cada seis meses para que o estado das facetas seja avaliado: se tem rachaduras, trincamentos, manchas ou se está descolando. Nessa consulta também é realizado o polimento. Os adeptos da versão de resina, devem fazer raspagem e limpeza a cada três meses, e a cada seis meses o polimento”, salienta Patrícia.
Em uma entrevista, Wanessa Camargo contou o que fez quando o dente caiu. “Um deles caiu, sem eu ter batido na boca…Colei com chiclete, porque não tinha com o que colar. Aí, caiu de novo e segurei ele embaixo da língua durante a segunda música inteira e saiu de novo. Para a terceira música, acharam uma cola e taquei aquela cola famosa no dente…não caiu mais e fui no dentista no dia seguinte fazer outro dente”.
No desespero, o que fazer? Segundo Patrícia Almeida, deve-se procurar imediatamente um dentista junto com a lente de contato dental que caiu para uma análise do quadro. “Nada de usar cola ou qualquer outro material para tentar fixar esse dente em casa. Você pode piorar o problema”, alerta.
Vale lembrar que quando o dente cai, pode ser falta de manutenção ou alguns – péssimos – hábitos. “Roer unhas, abrir embalagens com os dentes, morder objetos duros, como a tampa de canetas, contribuem para a fragilização e a quebra, ou o descolamento da porcelana. Então, pare já. O bruxismo também pode levar à queda da faceta, na verdade, pode quebrar até o dente, então o uso das plaquinhas e/ou da aplicação da toxina botulínica para melhorar essa condição ajuda a evitar esses problemas”, revela a especialista.
Posso tirar a faceta no futuro? “Se for de resina, elas são mais fáceis de remover, uma vez que não é necessário realizar desgastes nos dentes antes da aplicação. Já as de porcelana, até podem ser removidas, entretanto, não dá para recuperar o dente 100%, pois ele precisa ser desgastado para o tipo de procedimento”, argumenta a dentista.
Tanto que Wanessa Camargo comentou em entrevista que seus dentes reais viraram pinos pequenininhos. “Nem tenho mais os dois dentes da frente…Eu tenho os dentes, mas eles são quase aqueles dentes de leite, de tão pequenos. Fica ridículo”.
Você quer saber quanto custa? O valor para colocar facetas de resina ou de porcelana pode variar de acordo com a cidade, a experiência do profissional, o número de dentes, e se há outros procedimentos envolvidos, mas pode custar de R$ 3 mil reais até R$ 80 mil reais.