Desde que estreou na TV, os programas de Silvio Santos tornaram-se um legado para a televisão brasileira; apresentador morreu aos 93 anos
Publicado em 17/08/2024, às 14h34
Senor Abravanel, o Silvio Santos, morreu aos 93 anos neste sábado (17) em decorrência de uma broncopneumonia. Um dos maiores nomes da comunicação brasileira, ele deixou um legado. Relembre a seguir os grandes programas de Silvio Santos na televisão.
Silvio tornou-se comunicador e começou a apresentar o 'Programa Silvio Santos' em 1963. Posteriormente, diante do sucesso, ele resolveu abrir o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, em 19 de agosto de 1981, com o objetivo de ser um canal popular. Desde então, o empresário esteve à frente de vários programas de auditório, sempre com muita espontâneidade e bom humor.
Esse é um dos programas mais antigos da televisão brasileira. Tudo começou em 1963, quando foi oferecido a Silvio a oportunidade de alugar o horário das tardes de domingo da TV Paulista.
O sucesso foi tanto que, nas décadas seguintes, a atração era exibida aos domingos e também durante a semana em outros canais, como Globo e Rede Tupi. Com a criação do SBT, em 1981, o 'Programa Silvio Santos' tornou-se uma das bases da emissora, fazendo com que outros programas da casa virassem quadros da atração, como 'Topa tudo por dinheiro' e 'Namoro na TV'.
Atualmente, o programa é comandado por Patricia Abravanel, filha de Silvio.
"Quem quer dinheiro?" é símbolo de Silvio. O 'Topa Tudo Por Dinheiro' é um dos programas que mais representava o apresentador. Isso porque ele jogava os famosos aviõezinhos de dinheiro para o público que estava no auditório.
A plateia, inclusive, participava de várias dinâmicas comandadas pelo apresentador para ganhar alguma quantia. A atração ficou no ar por dez anos e chegou a vencer a audiência contra o 'Fantástico' por várias vezes. Foi encerrado em 2001.
Essa atração convidada famosos e os desafiava no quesito conhecimentos musicais. Uma das dinâmicas mais famosas era quando os participantes tinham que identificar uma canção apenas com algumas notas tocadas em um piano.
Exibido originalmente entre 1976 e 1991, o 'Qual é a música?' foi um dos grandes sucessos de Silvio e teve várias versões. Assim como o 'Programa Silvio Santos', hoje, a atração é comandada por por Patricia Abravanel.
O 'Porta da Esperança' atendia ao público popular do SBT. Na atração, os telespectadores mandavam cartas para pedir algo importante, que poderia ser um carro, um reencontro, um instrumento musical etc.
Aqueles que eram escolhidos iam ao estúdio da atração, contavam suas histórias e ficavam na esperança de ver se seu desejo estava do outro lado da porta. Como não lembrar do bordão "vamos abrir a porta da esperança" tantas vezes dito por Silvio?
O programa ficou no ar até 1996. Novas versões foram anunciadas duas vezes, mas nenhuma chegou a ir ao ar.
Esse foi um dos primeiros game show da televisão brasileira. Silvio Santos ficava diante de um participante para o jogo de perguntas e respostas que dava R$ 1 milhão para quem acertasse a sequência de 15 questões. Foi um dos grandes fenômenos de audiência da época, entre 1999 e 2003.
Nesta atração, Silvio lançou bordões como "posso perguntar?", "você tem certeza disso?", "errou, que pena" e até versões para computadores.
Ao todo foram quatro edições exibidas entre 2001 e 2004. A 'Casa dos Artistas' foi um dos primeiros realities show da TV brasileira e rapidamente ganhou o público, uma vez que confinava famosos em uma casa monitorada por câmeras.
Artistas como Supla, Bárbara Paz, Alexandre Frota, Joana Prado, André Gonçalves, Suzana Alves, Agnaldo Timóteo, Solange Frazão e outros estiveram como participantes.
Leia mais:
Apresentador Silvio Santos morre aos 93 anos, em São Paulo
Boletim médico informa qual foi a causa da morte de Silvio Santos
Silvio Santos não terá velório aberto ao público; entenda decisão