Apesar da parceria milenar entre gatos e humanos, os felinos ainda têm alguns hábitos curiosos
Publicado em 17/02/2024, às 17h00
Há cerca de 34 milhões de gatos no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Euromonitor, em 2022. O número só deixa os bichanos atrás de cães e aves entre os pets. A relação afetiva entre humanos e os felinos começou há bastante tempo - o relato mais antigo é de mais de 10 mil anos atrás.
Ainda assim, a espécie ainda é motivo de muitas dúvidas para seus tutores. Por que os gatos ronronam? É normal dormir por tanto tempo? O que significa o "amassar pãozinho"?. É o que AnaMaria Digital vai te contar. E não há data melhor, já que o Dia Mundial dos Gatos é comemorado em 17 de fevereiro.
A médica-veterinária Camila Ferreira, especializada em medicina de felinos do Veros Hospital Veterinário, explicou alguns dos comportamenos mais inusitados dos felinos.
Quem nunca morreu de amores ao ver um gatinho fazendo barulhos fofinhos? Normalmente, o gesto está atrelado a sensações positivas, como felicidade e relaxamento. Porém alguns bichanos também ronronam quando estão estressados, doentes ou precisam de conforto.
O bichano também pode fazer o barulho para indicar que deseja algo, como comida ou carinho. Por isso, vale ficar alerta!
Seu gato passa muitas horas dormindo? Pode ficar tranquilo, o hábito não é motivo de preocupação. Os felinos são conhecidos justamente pelas horas que passam de olhos fechados. Segundo a especialista, alguns dormem até 16h por dia.
"Isso é uma adaptação de seus ancestrais selvagens, que precisavam economizar energia para caçar", conta Camila".
Apesar de não serem nada fãs de água, gatos são animais extremamente higiênicos. Os felinos passam boa parte do tempo cuidando da própria higiene. As línguas ásperas ajudam a remover pequenas sujeiras e pelos soltos.
Porém, os humanos podem sim ajudá-los na tarefa. Vale reservar um tempinho para escovar o seu felino de estimação diariamente. Isso ajuda a remover o excesso e evita que os gatos engulam pelos demais.
Um dos movimentos mais característicos dos gatos é o famoso "amassar pãozinho". Os pets fazem isso desde quando ainda são pequenos filhotes. E a fofura continua com o passar do tempo. Mas o que significa esse gesto?
A ciência ainda não chegou em uma resposta definitiva, mas existem muitos fatores. E, antes de tudo, pode ficar tranquilo: o hábito é completamente normal e até mesmo saudável. Geralmente, gatos amassam pãozinho para demonstrar felicidade e conforto.
Isso porque, em muitas vezes, eles afofam o lugar em que pretendem dormir. Nada melhor do que se deitar em um lugar confortável, né?
Por outro lado, o gesto também demonstra que ele está a fim de marcar seu território - e felinos são animais extremamente territorialistas. A ação estimula as glândulas que ficam nas "alfomadinhas" das patas. Assim, eles liberam um odor característico do pet e deixam o alerta para outros animais.