AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / ALERTA AMARELO

Chuvas intensas, calor e frente fria: saiba o que esperar do fim de novembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do Brasil - saiba o que esperar

da Redação Publicado em 21/11/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuvas intensas, calor e frente fria: saiba o que esperar do fim de novembro - Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuvas intensas, calor e frente fria: saiba o que esperar do fim de novembro - Paulo Pinto/Agência Brasil

A segunda quinzena de novembro será marcada por chuvas intensas em grande parte do Brasil. Uma nova frente fria está avançando pela costa das regiões Sul e Sudeste, seguindo em direção à Bahia, conforme informações do Climatempo.

Embora o calor possa aparecer, ele será passageiro, com poucos dias de temperaturas elevadas. A seguir, veja como será o clima nos últimos dias de novembro e como se preparar para o fim do mês:

Pouco calor no mês

Novembro tem sido caracterizado por muita nebulosidade e chuvas frequentes, o que tem evitado extremos de calor. A Ana Clara Marques explica ao Climatempo que não há previsão de uma onda de calor até o fim do mês, embora alguns picos de temperaturas mais altas sejam possíveis.

Temporal? Confira os cuidados com a casa e na rua durante o alerta vermelho

"Podemos ter dois dias mais quentes no Sul e Sudeste no final do mês, como em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro", diz Marques. No entanto, reforça que essas temperaturas elevadas não caracterizam uma onda de calor.

Frente fria e chuvas intensas

O avanço de uma frente fria associado a um corredor de umidade pode criar condições que lembram a formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). No entanto, de acordo com a especialista, tecnicamente, não se trata de uma ZCAS, já que as áreas de chuvas intensas se deslocarão ao longo dos dias, ao contrário do padrão quase estacionário da ZCAS.

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo país
Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo país - Rovena Rosa/Agência Brasil

A frente fria começará na Região Sul, atingindo inicialmente São Paulo e, em seguida, avançando pelo Sudeste até alcançar o Espírito Santo. Durante esse período, temporais devem ocorrer especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com alerta para chuvas intensas acompanhadas de raios e ventos. No Centro-Oeste e partes da Região Norte, como Amazonas, Rondônia e Acre, também há risco de pancadas intensas.

Previsão para o Sudeste e Nordeste

Com o deslocamento da frente fria em direção ao Espírito Santo e Bahia, o fluxo de umidade vindo da Amazônia deverá intensificar as chuvas no Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar volumes significativos de chuva nos próximos dias.

No Nordeste, as condições também são de chuvas intensas em áreas da Bahia, Sergipe e Piauí. Esse aumento será impulsionado pelo corredor de umidade, que se concentrará em partes do Centro-Oeste e Tocantins, além das áreas nordestinas citadas.

Leia também:

Feriados em novembro: veja quando caem as folgas do próximo mês

Calendário 2025: ano terá a volta dos feriados prolongados