O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas e ventos fortes em todas as regiões do Brasil - saiba o que esperar
A segunda quinzena de novembro será marcada por chuvas intensas em grande parte do Brasil. Uma nova frente fria está avançando pela costa das regiões Sul e Sudeste, seguindo em direção à Bahia, conforme informações do Climatempo.
Embora o calor possa aparecer, ele será passageiro, com poucos dias de temperaturas elevadas. A seguir, veja como será o clima nos últimos dias de novembro e como se preparar para o fim do mês:
Novembro tem sido caracterizado por muita nebulosidade e chuvas frequentes, o que tem evitado extremos de calor. A Ana Clara Marques explica ao Climatempo que não há previsão de uma onda de calor até o fim do mês, embora alguns picos de temperaturas mais altas sejam possíveis.
Temporal? Confira os cuidados com a casa e na rua durante o alerta vermelho
"Podemos ter dois dias mais quentes no Sul e Sudeste no final do mês, como em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro", diz Marques. No entanto, reforça que essas temperaturas elevadas não caracterizam uma onda de calor.
O avanço de uma frente fria associado a um corredor de umidade pode criar condições que lembram a formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). No entanto, de acordo com a especialista, tecnicamente, não se trata de uma ZCAS, já que as áreas de chuvas intensas se deslocarão ao longo dos dias, ao contrário do padrão quase estacionário da ZCAS.
A frente fria começará na Região Sul, atingindo inicialmente São Paulo e, em seguida, avançando pelo Sudeste até alcançar o Espírito Santo. Durante esse período, temporais devem ocorrer especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com alerta para chuvas intensas acompanhadas de raios e ventos. No Centro-Oeste e partes da Região Norte, como Amazonas, Rondônia e Acre, também há risco de pancadas intensas.
Com o deslocamento da frente fria em direção ao Espírito Santo e Bahia, o fluxo de umidade vindo da Amazônia deverá intensificar as chuvas no Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar volumes significativos de chuva nos próximos dias.
No Nordeste, as condições também são de chuvas intensas em áreas da Bahia, Sergipe e Piauí. Esse aumento será impulsionado pelo corredor de umidade, que se concentrará em partes do Centro-Oeste e Tocantins, além das áreas nordestinas citadas.
Leia também:
Feriados em novembro: veja quando caem as folgas do próximo mês
Calendário 2025: ano terá a volta dos feriados prolongados