AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CUIDADOS DIÁRIOS

Quais os benefícios do óleo de coco? Saiba como usar na pele e no cabelo

Os benefícios do óleo de coco fez Gisele Bündchen adotá-lo em sua rotina de cuidados; confira dicas para acrescentá-lo no seu dia a dia

Você conhece os benefícios do óleo de coco? Veja como incluir na sua rotina de beleza - Unsplash
Você conhece os benefícios do óleo de coco? Veja como incluir na sua rotina de beleza - Unsplash

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do óleo de coco para a saúde, para a pele e para o cabelo. Trata-se de um produto rico em antioxidantes que age como um hidratante eficaz, penetrando profundamente para nutrir e suavizar. Além disso, possui triglicerídeos de cadeia média, que têm uma afinidade natural com a pele e o cabelo.

Qual óleo eu devo usar no cabelo?

Recentemente, Gisele Bündchen afirmou que usa frequentemente o óleo de coco em sua rotina. Em seu livro de receitas 'Nutrir: Receitas simples para corpo e alma', lançado pela editora BestSeller, a modelo reúne vários preparos que levam o óleo de coco. Além disso, ela relatou usar o produto de várias formas no seu dia a dia, inclusive, fazendo bochechos com ele, todos os dias de manhã.

Mas, será que os benefícios do óleo de coco são tantos mesmo? Segundo especialistas, a sua fórmula reúne componentes ideais para a área da culinária, estética e beleza.

Gisele Bündchen usa óleo de coco em sua rotina de cuidados
Gisele Bündchen usa óleo de coco em sua rotina de cuidados - Unsplash

Quais os benefícios do óleo de coco?

De acordo com Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e antioxidantes. “Na pele, o óleo de coco atua como hidratante eficaz, penetrando profundamente nas camadas para nutrição e suavização”, diz à AnaMaria.

Além disso, segundo a especialista, o óleo de coco é composto por componentes chamados de triglicerídeos de cadeia média. Esses lipídios possuem uma ‘bioafinidade’ muito alta com a pele e com o cabelo.

“Uma das características mais marcantes do óleo de coco é a multifuncionalidade tanto para nutrir profundamente a pele e o cabelo, como para prolongar a hidratação. Quando a gente fala em lipídeos, a gente fala em nutrição e acaba que a nutrição tem como consequência prolongar a hidratação da pele e do cabelo”, explica.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, entretanto, afirma que existem diferenças entre o óleo de coco in natura e o colocado nas fórmulas de produtos capilares. Isso porque a indústria consegue aumentar ainda mais afinidade dele ao fio capilar.

Apesar dos vários benefícios do óleo de coco, Jackeline ressalta que o resultado satisfatório só será alcançado se o produto utilizado for de boa qualidade. “Lembrando que, para o óleo de coco manter todas essas características positivas, ele deve ser 100% natural, livre da adição de qualquer outro componente”, destaca.

Logo, é necessário cuidado ao escolher o óleo de coco que será usado. No Brasil, apenas a Copra possui autorização da Anvisa para recomendar o uso do produto na pele e cabelo. O produto foi certificado pela Proteste como o mais puro do país, garantindo que foi devidamente testado e é seguro para uso cosmético.

Veja como incluir óleo de coco na rotina de cuidados com seus cabelos

Conheça os benefícios do óleo de coco para pele e cabelo
Conheça os benefícios do óleo de coco para pele e cabelo - Unsplash

Aprenda a usar o óleo de coco no dia a dia

Quer saber como utilizar o óleo de coco na sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo? Confira algumas dicas de Jackeline Alecrim à AnaMaria:

  1. Hidratante corporal: aplique o óleo de coco na pele após o banho, já que, com os poros dilatados, maximiza sua absorção;
  2. Hidratação do rosto: o óleo de coco pode ser usado também no dia a dia, diretamente sobre a nossa pele, inclusive sobre a pele do rosto, pois ele não possui capacidade comedogênica, ou seja, não provoca acne;
  3. Hidratante capilar: Para os cabelos, o óleo de coco é uma fonte natural de nutrição, ajudando a reparar danos, reduzir o frizz e promover o brilho. Pode ser usado como condicionador, máscara capilar ou tratamento pré-lavagem.
  • Em máscaras capilares, o ideal é utilizar apenas algumas gotas na porção que for utilizar;
  • No processo de umectação, o óleo de coco pode ser aplicado antes de lavar o cabelo. Ele vai ficar ali agindo nos fios por pelo menos 4 horas, que é o tempo necessário para absorção. Depois, ele precisa ser removido adequadamente com o processo onde, antes de molhar os fios, é aplicada uma máscara em cima desse fio umectado. Deixe a máscara agir por 10 minutos e só então entre no banho;
  • Esse processo vai fazer com que o óleo que esteja na porção externa dos fios entre em contato com a máscara e seja retirado facilmente durante a lavagem. Após fazer esse processo, aí sim inicia-se a lavagem.

Leia mais:

Óleo de coco também funciona para os homens?

Óleo de coco: mocinho ou vilão?