A dermatologia se uniu à tecnologia para promover mais qualidade aos pacientes e potencializar resultados com tratamentos estéticos para pele
Publicado em 19/07/2024, às 09h00
Uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e boas noites de sonos aliadas com uma rotina de skincare já prometem uma pele bonita. Entretanto, os resultados podem ser potencializados com tecnologias desenvolvidas e conduzidas por dermatologistas. Veja a seguir 5 opções de tratamentos estéticos para pele.
O inverno, inclusive, é a melhor estação para quem está pensando em aderir tratamentos estéticos para pele. Isso porque é o período em que os pacientes costumam evitar exposição solar e seguir os cuidados mais rígidos da recuperação.
“Os melhores tratamentos a se investir no inverno são aqueles que têm agressão à barreira cutânea mais superficial, como lasers, microagulhamentos ou peelings”, afirma o dermatologista Luiz Tonon, especialista em estética médica, à AnaMaria.
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), procedimentos que usam tecnologia conseguem atingir profundidades muito maiores do que somente o skincare, que tem uma capacidade superficial. Por exemplo, com a associação da tecnologia, é possível estimular o colágeno e "derreter" a gordura.
"A tecnologia revolucionou a dermatologia, permitindo tratamentos mais eficazes e personalizados para o rejuvenescimento e a melhora da qualidade da pele de forma menos invasiva. Além disso, se complementa com a terapia regenerativa, que atua de dentro para fora, promovendo a saúde e a beleza da pele de forma integral. A combinação de tecnologias e terapias regenerativas oferece resultados mais duradouros e naturais, proporcionando uma experiência completa de bem-estar e beleza para os pacientes", diz Otávio.
Veja a seguir 5 opções de tratamentos estéticos para pele que irão potencializar os resultados dentro de uma rotina saudável.
Esta tecnologia está presente em 87 países, sendo uma das queridinhas de celebridades como Beyoncé. O Hydrafacial chegou ao Brasil neste ano com a promessa de melhorar a qualidade da pele.
"A ponteiras do Hydrafacial contam com uma tecnologia capaz de gerar um vórtice que extrai impurezas ao mesmo tempo em que infunde ativos na pele. Assim, o procedimento limpa, revitaliza, hidrata e purifica o tecido cutâneo”, diz Renato Soriani, dermatologista membro da SBD.
Essa tecnologia funciona como uma inteligência artificial dos cuidados com a pele. Renato explica que o procedimento se inicia com uma limpeza e esfoliação química com um peel de ácidos Glicólico e Salicílico. Isso acelera a renovação celular, melhora a uniformidade e reduz a espessura da pele.
“Em seguida, é feita a extração de impurezas, cravos e comedões combinada à infusão de uma solução hidratante. Na sequência, são aplicados os boosters, selecionados de acordo com as necessidades de cada pele. E, por fim, administramos antioxidantes para proteção e melhora da aparência da pele”, detalha o médico.
Quanto ao número de sessões, recomenda-se a realização de sessões mensais ou conforme orientação do especialista para ajudar a manter os resultados e continuar a promover a restauração natural da pele.
O laser de picossegundos é um dos tratamentos estéticos para pele que está em alta atualmente. Isso porque é versátil e tem um tempo de recuperação que pode chegar a ser 50% menor em relação a outros procedimentos.
“O mercado hoje vem fomentando os lasers de rápida aplicação. Não é uma rápida aplicação no paciente, e sim no tempo em nano ou picossegundos que o feixe de laser sai da máquina e vai até o alvo que se vai tratar. Nessa máquina, o dano se dá através do som, ou seja, é um dano fotoacústico e não térmico. Isso torna o tratamento mais rápido, eficiente e menos agressivo à pele”, afirma Luiz.
Esses três tratamentos estéticos para pele utilizam aparelhos de ultrassom micro e macrofocado para tratamento da flacidez, que atingem a fáscia muscular para fazer efeito lifting.
"Essas tecnologias têm indicação de tratamento duas vezes ao ano. O valor médio depende da indicação de quantas sessões e da tecnologia recomendada pelo profissional", explica Otávio.
Este procedimento é realizado com um aparelho de radiofrequência criogênica que permite tratar gorduras mais compactas, remodela o corpo e melhora quadros de edema e lipedema com o sistema de resfriamento controlado, o que faz com que o calor penetre de forma mais profunda e confortável na pele.
Quando se trata de tratamentos estéticos para pele é necessário atentar-se às contraindicações. Gestantes e lactantes, pessoas com doenças autoimunes, com infecções ou lesões na pele, ou pessoas que possuem implantes metálicos ou elétricos não podem realizar estes procedimentos.
“É muito importante fazer uma avaliação inicial no paciente para entender quais são as especificidades de cada tipo de pessoa e indicar assim o melhor tratamento. Escolher um profissional qualificado que faz uso de bons produtos e técnicas também é determinante para o seu resultado. Por isso, pesquise com cautela e evite surpresas desagradáveis”, destaca Luiz.
Para evitar problemas ou a ineficiência dos tratamentos estéticos para pele, a recomendação é tomar os devidos cuidados durante a recupeção.
“O pós-tratamento também faz parte dos resultados. Muitas pessoas acabam se esquecendo de fazer a lição de casa e isso influencia diretamente nos resultados. Consulte o seu médico e nunca se esqueça de seguir à risca cada instrução”, finaliza Tonon.
Leia mais:
Tipos de peeling para o rosto e o nível de segurança de cada um
Como manter e potencializar a hidratação facial no frio? Especialistas dão dicas