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Dicas de Beleza / NADA DE FALSIFICADO

Como saber se o produto é original? Confira dicas práticas

Ler os rótulos dos cosméticos é indispensável para saber se o produto é original ou falsificado, mas outras dicas também podem ajudar - descubra como!

da Redação Publicado em 08/08/2024, às 15h00

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Como saber se o produto é original ou falsificado? Veja dicas práticas - Unsplash/Sonia Roselli
Como saber se o produto é original ou falsificado? Veja dicas práticas - Unsplash/Sonia Roselli

No aspecto econômico, o mercado da beleza não tem com o que se preocupar. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) indica que o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo - isso, claro, se não contarmos com a comercialização de produtos falsificados. 

Isso acontece desde 2016, quando itens de perfumaria e de higiene pessoal entraram para a lista dos principais itens comercializados de forma ilegal no Brasil. Em 2022, a ABIHPEC e a ADIPEC (Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares) firmaram uma parceria que resultou na destruição de 55 toneladas de perfumes e insumos ilegais para a fabricação de novos itens.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que produtos que não atendam às regras do órgão estão irregulares e, portanto, não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Na prática, são uma ameaça à saúde e, para que você descubra como saber se o produto é original, AnaMaria preparou uma lista de dicas práticas.

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Leia os rótulos

Não parece, mas o rótulo é uma das partes mais importantes dos cosméticos. Os falsificados, muitas vezes, podem apresentar rótulos incompletos, sem informações essenciais, como o registro da Anvisa, a data de fabricação e o prazo de validade. Uma outra dica de como saber se o produto é original é identificar erros ortográficos, que são frequentes em produtos falsificados.

Em produtos importados, é importante que tenham etiquetas traduzidas para o português, ainda que o rótulo original esteja em inglês ou no idioma de origem. Essa etiqueta ainda deve incluir o nome da importadora responsável. 

Faça uma pesquisa sobre o produto

Você pode ser "das antigas" e procurar no YouTube ou mais jovem e decidir dar uma olhada no TikTok, mas, seja como for, faça uma pesquisa aprofundada sobre o cosmétido que deseja adquirir. Busque por resenhas em fontes confiávies em veículos de imprensa e nas redes sociais.

Preste atenção aos detalhes, como cor e textura, e compare as fotos oficiais da marca com as imagens do produto. Ao recebê-lo, verifique se ele corresponde às descrições oficiais para saber se o produto é original.

como saber se o produto é original
Faça uma pesquisa aprofundada para saber se o produto é original - Unsplash/Laura Chouette

Também fique atenta aos lacres de segurança. Se estiver violado ou apresentar vazamentos, desconfie. Em caso de qualquer reação adversa, interrompa o uso imediatamente e entre em contato com o fabricante. Se a alergia persistir, procure orientação médica.

Priorize sites oficiais

Sabemos que um cupom sempre é bom, mas nada vale o custo de comprar um produto original e, no fim, receber um falsificado. Por isso, priorize por comprar diretamente no site oficial da marca ou em grandes perfumarias e importadoras de renome. Junto com a venda, a entrega também deve ser feita por esses estabelecimentos, e não por terceiros.

Em qualquer site ou loja que você escolher fazer sua compra, sempre exija a sua nota fiscal. Ela serve como garantia de autenticidade e é essencial em caso de troca ou devolução.

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Desconfie de promoções

Nem é necesssário dizer, mas sempre desconfie daquelas promoções que parecem muito boas para ser verdade. Mesmo que se trate de uma liquidação, as chances do produto ser falsificado são altas, pois é difícil que um produto original seja vendido por uma fração mínima do seu valor.

No caso de importados, principalmente, o preço do produto já inclui impostos, o que torna o cosmético caro e, consequentemente, inviável um desconto muito grande.

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