Fazer a ceia em conjunto com familiares e amigos é uma boa aposta para festejar... e economizar
Organizar uma ceia simples e barata é um verdadeiro desafio. Afinal, se não houver planejamento, as despesas com a compra dos ingredientes, decoração e presentes podem pesar no bolso.
“Todos participam da escolha e preparo dos pratos, aperitivos e outros elementos importantes para tornar a ocasião especial e dentro da realidade econômica de cada um. Dessa forma, dá para fazer uma ceia incrível sem gastar muito dinheiro”, afirma a personal organizer Sheine Donario.
Quer saber como colocar isso em prática? Basta seguir algumas dicas básicas. Todos vão passar uma noite pra lá de agradável e especial!
Planeje-se!
O primeiro passo é organizar tudo com antecedência, desde o número de convidados até os itens de decoração. Para não encarecer a festa, convide só os familiares mais próximos. E peça confirmação, lembrando-os do horário da festa.
Quem paga a festa?
Cada um resolve isso de uma forma. É possível dividir os gastos entre os convidados, combinar que cada um ou família leve um prato da ceia… Enfim, não existem regras rígidas quanto a isso. Quem encabeça a organização do evento pode decidir pelo que é melhor para todos.
Faça substituições inteligentes
José Vignoli, educador financeiro, recomenda: “Não é necessário impressionar a família levando comidas caríssimas e grandes quantidades. Coloque a cabeça para funcionar: o arroz, por exemplo, pode ser feito com legumes em vez de passas, que são muito caras nessa época. Outras receitas boas e baratas, como farofa de banana e batata assada com alecrim, podem fazer sucesso, sem pesar no bolso. Use a criatividade! Assim é possível ir além do que é caro nessa época e se deliciar com o que não é tão procurado”.
Família grande?
Sirva a ceia à americana, quando os convidados não sentam à mesa, mas em sofás, cadeiras e pufes espalhados pela casa. Nesse caso, os pratos são servidos num aparador ou na própria mesa de jantar. Esse é um estilo mais flexível, funcional e cabe mais gente!