Preta Gil revela a importância do exercício físico durante a quimioterapia; confira os benefícios da atividade física durante o tratamento do câncer!
Publicado em 05/09/2024, às 19h00
Preta Gil usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (4), para compartilhar a importância dos exercícios físicos durante a quimioterapia. A cantora, que recentemente retomou o tratamento contra o câncer, mostrou sua rotina de reabilitação. Saiba mais sobre a importância da rotina de exercício físico durante a quimioterapia!
Na publicação, a artista falou sobre o objetivo de ganhar massa magra para se fortalecer antes de receber a medicação. Mesmo enfrentando o cansaço, a filha de Gilberto Gil está determinada a superar esse desafio, já que a atividade física traz vários benefícios para quem está tratando o câncer.
Preta Gil destacou a importância do exercício físico durante a quimioterapia e todo o tratamento oncológico. “O exercício físico é fundamental durante a quimioterapia. Aumentar a massa muscular ajuda muito na recuperação. Estou aqui, firme e forte, mesmo com a fadiga e o cansaço, e continuo me exercitando”, afirmou a artista pelo Instagram.
Acompanhada pela profissional Thaianne Costa, que a apoia há tempos, Preta acrescentou: “cada vez que faço exercício, me sinto melhor e mais disposta. É um desafio, e, mesmo estando mais lenta e preguiçosa, a cada etapa ganhamos mais força e resistência. É crucial se movimentar”, destacou ela.
Veja a publicação na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda manter-se ativo durante o tratamento oncológico. Segundo o órgão, a prática de exercício físico durante a quimioterapia é segura, com baixo risco de eventos adversos, e traz benefícios como a redução da fadiga, melhoria do estado psicossocial e da qualidade de vida.
A National Comprehensive Cancer Network (NCCN), aliança de 33 centros de câncer nos Estados Unido, sugere a realização de atividades diárias, começando devagar, como uma caminhada de dez minutos, e aumentando conforme o conforto e a resistência do paciente.
Preta Gil voltou a enfrentar o câncer após um novo diagnóstico em agosto deste ano. A artista, que havia entrado em remissão do câncer no intestino tratado em 2023, compartilhou com seus seguidores que a doença retornou em quatro locais diferentes: dois linfonodos, no peritônio — com uma metástase, e no ureter, com um nódulo.
“Eu tratei o câncer no intestino, me curei e fui liberada para seguir uma vida mais próxima da normalidade. Estava indo muito bem na reabilitação e fazia exames periódicos. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar, e o meu câncer voltou”, revelou Preta.
A metástase é a formação de novas lesões tumorais a partir de células cancerígenas que se espalharam para outros órgãos do corpo, sem continuidade com a lesão original.
Leia também:
Por que o câncer de Preta Gil se espalhou para quatro novos locais do corpo? Entenda
Preta Gil: o que levou cantora a retomar tratamento oncológico?
Preta Gil diz que está usando fraldas: entenda como fica a vida após a amputação do reto