Rosto inchado acontece por conta do excesso de ácido hialurônico, explica especialista
Stênio Garcia, de 91 anos, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, na tarde da última terça-feira (13), após exibir o resultado de uma harmonização facial durante o programa 'Fofocalizando', do SBT. Nas redes sociais, o novo visual do ator impressionou e causou polêmica entre os internautas, que estranharam o aspecto final bastante inchado.
Segundo a cirurgiã dentista Patrícia Regina, especialista em Harmonização Orofacial e criadora da Técnica ‘Unique Codes’, Stênio ficou com uma aparência conhecida na medicina como pillow face. A expressão significa “rosto de travesseiro” e descreve uma deformação da face devido ao mau uso de ácido hialurônico para preenchimento ou harmonização facial.
“Em idades mais avançadas, como a do ator ou em pacientes sistemicamente inflamados, o ácido hialurônico tende a atrair mais líquido do que deveria, gerando esse tipo de resultado", conta. Ela afirma ainda que o processo de desinflamação é bastante demorado e que, em alguns casos, é necessário que o paciente faça uso de corticoide. A questão é que pacientes de idade mais avançada, assim como o ator, muitas vezes têm o rim e o fígado mais debilitados, impossibilitando a utilização deste tipo de remédio.
“É uma situação bem complicada, pois é muito arriscado em uma idade tão avançada usar tanto produto, pois existe o risco de comprometer a saúde do paciente", avalia Patrícia. "Tudo precisa ser ponderado. Se tivesse feito, por exemplo, com material bioestimulador não precisaria estar passando por isso."
Um caso parecido com a do ator, segundo a especialista, foi o da cantora Joelma, que há um tempo passou por um procedimento que acabou causando inchaço na face. “No caso dela, foi possível usar o corticoide de uso prolongado para poder desinflamar o organismo”, relata.
Ainda de acordo com Patricia, toda essa repercussão negativa acaba levando as pessoas a terem uma ideia errada sobre a harmonização facial. “É uma pena, pois casos como esse assustam os pacientes e dão a ideia de que a harmonização seria um procedimento para deformar faces e não para tratar o envelhecimento, o que não é verdade”, conclui a especialista.
Apesar do estranhamento dos internautas, durante a exibição do programa, Stênio Garcia demonstrou ter ficado bastante feliz com o resultado. “Estou me sentindo renovado, [com] pelo menos 15 anos a menos”, disse o artista, que foi aplaudido pelos apresentadores e por sua esposa durante a participação no programa.