Fred Nicácio sofreu intolerância religiosa no reality show; saiba em que ele acredita
Publicado em 22/02/2023, às 16h00 - Atualizado em 28/02/2023, às 22h00
Diversidade religiosa foi um dos principais tópicos dos últimos dias do ‘Big Brother Brasil 23’, especialmente após Cristian, Key Alves e Gustavo proferirem falas preconceituosas contra a fé de Fred Nicácio. Mas afinal, qual é a religião do médico que gerou tanta polêmica no reality show?
Fred Nicácio explicou que é adepto ao Culto de Ifá, ou Ifaismo. Em conversa com Tadeu Schmidt, na última segunda-feira (20), ele fez questão de destacar que suas crenças estão principalmente relacionadas ao cultivo da natureza.
“Traz o culto à natureza como sua principal divindade (...) Então, a cada contato que tenho com a natureza, eu tenho a chance de poder cultuá-la e gozar dessa bênção que é poder vê-la. A maior manifestação da vida é a própria natureza”, explicou Nicácio. Saiba mais!
O Culto de Ifá tem origem em um dos maiores grupos étnicos africanos da atualidade, chamado ioruba. Localizada na região da Nigéria, a etnia é composta por cerca de 30 milhões de pessoas. As práticas teriam chegado ao Brasil com a escravização dos africanos no país, entre os séculos XX e início do XXI. Foi então que o Ifaismo ganhou novas formas a partir dos costumes locais.
"No século XX e no século XXI, começamos a receber os iorubás no Brasil, e eles começaram a ver que aqui havia manutenção da sua filosofia no interior do candomblé. A partir disso, começam a fortalecer a filosofia deles trazendo Ifá, que é oráculo divinatório de Orumilá (a divindade)", explicou o professor Sidnei Barreto Nogueira em entrevista ao G1.
Uma curiosidade sobre o Ifaismo é que os cultos não se limitam a práticas religiosas, mas envolvem uma filosofia de vida. Segundo Sidnei, existe um conjunto de saberes com mais de 1096 poesias - que incluem histórias, mitologia e ética comportamental - transmitidas pelas gerações iorubas.
Como Nicácio pontuou no BBB 23, a natureza é um dos elementos mais importantes do Culto ao Ifá, porém não o único. Os ensinamentos incluem caminhos para se desenvolver para o bem, a prosperidade, a conexão divina e a manutenção de virtudes coletivas.
Sobre o último tópico, Nogueira complementou: "É para que você possa reaver a sua porção de felicidade roubada pelo colonialismo”, fazendo menção à intolerância religiosa contra matrizes africanas.
É importante não confundir o Culto ao Ifá com outras religiões de matriz africana ou afro-brasileiras praticadas no Brasil. Alguns exemplos são: Umbanda, Batuque, Xangô, Tambor-de-Mina, Vodum, Bantu, Waaqeffanna e Religião Sã.