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Início Moda

Moda e influência: como as roupas ajudam no posicionamento pessoal?

Gabriela Occhipinti Por Gabriela Occhipinti
26/08/2024
Em Moda
Unsplash/Cam Morin

Unsplash/Cam Morin

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A moda é mais do que uma questão de estética: serve como uma poderosa ferramenta de comunicação. Desde a escolha de marcas sustentáveis até de cores específicas, a forma como nos vestimos reflete nossa identidade, valores e até mesmo nossa postura profissional. Entenda essa relação entre moda e influência e descubra como usar os looks a seu favor na comunicação!

Por meio das roupas é possível expressar identidades e convicções. Optar por visuais que alinham com suas crenças ou interesses pode ser uma forma direta de comunicar seu compromisso com causas sociais ou ambientais, por exemplo.

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Na visão de Larissa Caffeu, professora do curso de Personal Stylist da Sigbol, escola de moda e costura, a moda é uma poderosa forma de comunicação. “Claro que podemos nos vestir sem pensar no que nossas escolhas significam, mas a moda representa uma forma de voz que podemos escolher para defender nossos ideais e princípios”, contou à AnaMaria.

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Como as roupas ajudam no posicionamento pessoal e profissional?

Na prática, a moda pode refletir a adesão a tendências culturais ou políticas, transformando escolhas de vestuário em declarações visíveis de identidade.

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A escolha intencional de roupas também desempenha um papel crucial na construção de credibilidade e profissionalismo. “Optar por peças bem ajustadas, de boa qualidade e apropriadas para o ambiente de trabalho demonstra um cuidado com a apresentação pessoal, o que pode aumentar a confiança que os outros têm em suas habilidades e competências”, defende a especialista.

O vestuário do ambiente de trabalho é essencial para garantir que sua aparência contribua para uma percepção positiva e uma maior confiança em suas habilidades. Roupas formais, em cores neutras e com cortes clássicos, são frequentemente associadas a uma imagem de profissionalismo.

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Com base na psicologia das cores, o azul transmite confiança e estabilidade
Com base na psicologia das cores, o azul, por exemplo, transmite confiança e estabilidade – Reprodução/Pinterest

 

Nesse sentido, a psicologia das cores se torna um fator importante na forma como somos percebidas. Segundo essa teoria, cores distintas evocam emoções e associações específicas: o azul transmite confiança e estabilidade, enquanto o vermelho pode sinalizar energia e paixão.

Já as cores neutras como cinza e preto são vistas como sofisticadas e profissionais, enquanto tons mais brilhantes podem destacar criatividade e dinamismo.

De acordo com Larissa, a escolha de cores pode influenciar a impressão que causamos em diferentes contextos, desde entrevistas de emprego até eventos sociais, e deve ser utilizada estrategicamente para reforçar a mensagem que desejamos comunicar por meio da moda e influência.

Moda sustentável: saiba o que é e como colocar em prática no dia a dia

Moda e influência: estilo pessoal e valores profissionais

O estilo pessoal é uma extensão dos valores e crenças individuais, mesmo em ambientes profissionais. Por exemplo, alguém que valoriza a diversidade pode incorporar roupas que apresentem padrões culturais variados ou escolher marcas que apoiem causas específicas.

Mas, manter uma harmonia entre o estilo pessoal e as normas do ambiente de trabalho é fundamental para garantir que sua expressão pessoal não comprometa sua imagem profissional e vice-versa, garantindo a moda e influência no seu jeito de vestir.

A moda também pode ser usada para afirmar uma identidade cultural ou sinalizar pertencimento a um grupo específico. O uso de trajes tradicionais ou roupas de marcas que apoiam movimentos sociais pode reforçar a conexão com uma herança cultural ou ideologia.

Ajustando o estilo para impactar

Adaptar o estilo pessoal para refletir mudanças no papel profissional é uma estratégia eficaz para alinhar sua imagem a um novo cargo ou em uma nova empresa, por exemplo.

Assim, em algumas situações, como no caso de um profissional promovido a um cargo de liderança, é possível optar por um guarda-roupa mais sofisticado e formal, enquanto uma transição para um setor criativo pode justificar um estilo mais casual e inovador, como orienta a professora de moda.

Transforme seu guarda-roupa em um aliado da sua comunicação; veja como!
Transforme seu guarda-roupa em um aliado da sua comunicação; veja como! – Reprodução/Pinterest

 

Ajustar seu vestuário para se adequar às expectativas e objetivos profissionais ajuda a refletir sua evolução profissional e a criar uma impressão adequada. Confira a seguir as dicas de Larissa Caffeu para trazer a moda e influência para o dia a dia:

  • Invista em peças clássicas e bem ajustadas: roupas bem ajustadas e de boa qualidade transmitem uma imagem de profissionalismo e confiança. Peças clássicas como camisas brancas, ou, blazers bem cortados são boas opções;
  • Adapte o estilo ao ambiente: em contextos profissionais, opte por roupas mais formais, enquanto em contextos sociais, você pode ser um pouco mais criativa;
  • Use cores e acessórios estratégicos: escolha cores que reforcem a mensagem desejada e adicione acessórios sutis para completar o look. Por exemplo, cores neutras como azul marinho e cinza transmitem profissionalismo, enquanto cores mais vibrantes podem mostrar criatividade e confiança. Já um bom relógio ou uma peça de joalheria discreta ajudam a completar o visual;
  • Mantenha a coerência com sua imagem pessoal: seu estilo deve refletir sua personalidade e valores, criando uma impressão autêntica e sólida. Se você é uma pessoa criativa, não tenha medo de adicionar toques de originalidade ao seu guarda-roupa;
  • Priorize o conforto sem perder o estilo: roupas confortáveis ajudam a manter uma postura confiante e natural, projetando segurança e autenticidade.

A moda é uma ferramenta versátil que pode reforçar seu posicionamento pessoal e profissional. Ao considerar cuidadosamente suas escolhas na hora de se vestir, você pode utilizar os looks para comunicar suas crenças, projetar profissionalismo e expressar sua identidade cultural.

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Tags: como melhorar a imagem pessoalDicas de Modaestilo pessoalModamoda e influênciapsicologia das cores
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Gabriela Occhipinti

Gabriela Occhipinti é formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e Jornalista em formação pela Unesp Bauru. Apaixonada por novelas de época, receitas vegetarianas e looks confortáveis, mas cheios de estilo, em AnaMaria escreve sobre Moda e Beleza, Carreira, Empreendedorismo e Casa e Decoração.

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