Seu salário não costuma durar muito? Ao que tudo indica, esse é um problema de mais da metade dos brasileiros. A pesquisa ‘Saúde & Gestão’, conduzida pela fintech Onze, revelou que 63% dos trabalhadores enfrentam problemas financeiros. Neste cenário, como fazer o dinheiro durar o mês inteiro?
Entre os problemas financeiros mais destacados estão as dívidas do cartão de crédito, mencionadas por 52% dos entrevistados, e a renda insuficiente para cobrir os gastos mensais, citada por 45% deles. Esses números refletem não apenas a situação econômica instável do país, mas também a falta de educação financeira e planejamento adequado por parte dos trabalhadores.
De acordo com André Minucci, especialista em administração de empresas, problemas financeiros ocupam o topo da lista de preocupações das pessoas e podem desencadear uma série de consequências negativas, que vão desde ansiedade até problemas de relacionamento.
Como fazer o dinheiro durar o mês inteiro?
O primeiro passo sobre como fazer o dinheiro durar o mês inteiro é ter um orçamento familiar ou orçamento pessoal. “Pode ser uma planilha simples em que coloca a entrada, ou seja, o salário, e todos os gastos previstos para o mês, bem detalhado”, orienta André à AnaMaria.
Educação financeira: como se preparar para a chegada do bebê?
A segunda etapa para fazer o dinheiro durar o mês inteiro e, consequentemente, sair do endividamento é excluir todos os gastos que são desnecessário. Desta forma, será possível viver dentro do salário. “Às vezes tem que baixar o padrão de vida, vai ter que deixar de ter saídas, vai ter que gastar menos com roupa, com sapatos, com restaurante. Então, viver uma vida dentro das possibilidades”, explica o especialista.
Ou seja, é necessário cumprir a meta de gastos no final do mês, sem ultrapassar os limites estabelecidos no orçamento. Minucci recomenda ter uma renda extra, se for possível. Neste caso, vale usar o tempo fora do expediente para tentar vender algo ou fazer algum tipo de serviço para poder faturar mais.
“Por último, é necessário manter o controle sobre tudo que está acontecendo na sua vida financeira”, destaca André.
Aprenda a sair do endividamento
- Faça o orçamento familiar ou pessoal, detalhando todas as entradas e saídas de dinheiro;
- Corte os gastos desnecessários que estão te impedindo de viver dentro do seu salário mensal. Se for o caso, abaixe seu padrão de vida;
- Cumpra com o orçamento estabelecido para o mês, sem ultrapassar o limite de gastos;
- Faça renda extra quando não estiver trabalhando;
- Tenha controle sobre tudo o que acontece em sua vida financeira.
Quer começar a investir do zero? Guia do mercado financeiro para iniciantes
Como evitar novas dívidas?
Uma vez que você conseguiu manter o controle sobre a vida financeira, siga dentro do orçamento e evite novos gastos que não são necessários. “Começar a poupar dinheiro e investir para o futuro com uma renda passiva vai ajudar a evitar dívidas. Vale também estudar sobre finanças”, recomenda André.
Leia mais:
Você sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda? Confira dicas
Nome negativado: como negociar as dívidas de maneira inteligente?