Uma coisa é certa: o mercado de beleza possui inúmeros cosméticos voltados para maquiagem com os mais diferentes preços. Consequentemente, não faltam tutoriais nas redes sociais ensinando a fazer a make perfeita. Ainda assim, quem não tem familiaridade com o assunto pode ter dificuldades. Confira a seguir qual a ordem dos produtos na hora de maquiar!
Antes de tudo é preciso ter em mente que uma maquiagem bonita resulta de uma pele bem preparada, isto é, bem hidratada. Logo, vale sempre fazer um skincare adequado, seguindo orientações de um dermatologista.
De acordo com a maquiadora Natanne Rosa, diretora e co-fundadora da Kohll Beauty, o passo a passo da maquiagem começa com a escolha de produtos. “Saber identificar seu tipo de pele é o fator principal! Assim você pode optar por produtos adequados, fazendo com que o acabamento da sua maquiagem fique perfeito. Uma pele oleosa usa produtos completamente diferentes de uma pele seca, e respeitando isso você consegue também mais durabilidade”, explica à AnaMaria.
Desta forma, vale apostar em um bom primer fixador, uma base com alta durabilidade e com o acabamento adequado para o seu tipo de pele, e um pó de efeito acetinado bem fino para deixar a make leve, natural e não marcar linhas nem poros.
“Além disso, é importante saber que uma pele com mais texturas – rugas, linhas de expressão, poros dilatados, marcas de acne – vai precisar de produtos mais líquidos e finos. As bases mais pesadas funcionam melhor em peles lisas, sem textura”, destaca a maquiadora.
Quais os pontos chaves do rosto para ressaltar?
Quem é iniciante em maquiagem deve começar observando o rosto e os pontos que devem ser destacados e disfarçados. É necessário entender que tudo aquilo que você clareia e ilumina vai ganhar volume, e tudo aquilo que tem sombra ou você escurece vai ter o efeito oposto.
“Por exemplo: se tenho uma testa proporcionalmente maior que meu queixo, não é interessante aplicar corretivo claro na área, pois vamos dar mais volume ao que já está desproporcional. Ou se tenho um rosto muito fino e com osso marcando e aparente, não é legal aplicar contorno e escurecer mais essa região, pois vai aparentar estar ainda mais fundo”, esclarece a maquiadora.
A dica é simples: ilumine partes onde você quer ganhar volume e escureça com contorno as partes que deseja ter mais profundidade.
Qual a ordem dos produtos na hora de maquiar?
O passo a passo da maquiagem começa com a hidratação. Opte por um hidratante que não seja muito pesado ou oleoso, assim sua make vai durar mais.
“Em seguida eu sempre utilizo primer, que pode ser em creme ou líquido. Eu prefiro os que são líquidos e siliconados, assim funciona bem para todos os tipos de pele, além de deixá-la super macia e aveludada”, indica Nattane.
Depois é a hora da base, que deve ser escolhida de acordo com o seu tipo de pele. Na sequência, vem a aplicação de corretivo e um pó solto bem fino e acetinado. “Uso contorno, blush e iluminador em pó também”, diz a maquiadora.
Você pode complementar a maquiagem com o uso de sombra, rímel, lápis de olho e batom. Esses são itens mais fáceis de usar. O delineador costuma ser um item mais difícil de usar, mas não é impossível. Para ficar perfeito, o ideal é que você faça com frequência para ganhar prática.
“No final de tudo, finalizo com uma bruma hidratante. Sempre dou preferência para brumas suaves e com ácido hialurônico, que é um ativo super potente, ajuda a não craquelar e dá viço na pele”, conclui Nattane.
Passo a passo da maquiagem
- Hidratante: faz parte do skincare e garante que a pele esteja preparada para receber os produtos da maquiagem;
- Primer: ele fecha os poros, controla a oleosidade e uniformiza a textura da pele, ajudando na cobertura e durabilidade da make;
- Base de acordo com o tipo de pele: é ela que vai trazer cobertura e uniformização para a pele. Por isso, a importância de ser em um tom compatível com o tom da sua pele. A textura e cobertura devem ser adequadas para criar o acabamento que você deseja, seja ele mais natural e leve ou mais matte e durável;
- Corretivo: ele tem a finalidade neutralizar áreas pigmentadas, como olheiras, espinhas, manchinhas e cicatrizes, de forma mais concentrada que a base;
- Pó acetinado fino e solto: é o que sela a maquiagem e garante uma textura mais sequinha. É opcional se você quer usar ou não, já que pode dar um acabamento matte à pele;
- Contorno, blush e iluminador em pó: são produtos que vão destacar as maçãs do rosto. Eles não têm exatamente uma ordem;
- Sombra, lápis de olho e rímel: são itens que dão um toque a mais de cor e determinam o tom final da make;
- Batom, gloss: fica para o final porque é uma parte do rosto que movimentamos bastante. Se quiser seguir uma ordem, prefira lip balm/hidratante labial > lápis de boca > batom > gloss;
- Bruma hidratante: é o produto que reforça a durabilidade da maquiagem.
Precisa usar pincéis específicos na hora de maquiar?
Depois do passo a passo da maquiagem, é possível que você esteja se questionando se vai precisar de vários pincéis para aplicar todos os produtos. A resposta é não!
Na preparação da pele, muitas coisas podem ser feitas com as mãos, como a aplicação de base. Um único pincel serve para contorno, blush e iluminador. Para os olhos, o ideal é ter alguns pincéis, como os de aplicar sombra e esfumar. “Eu sempre digo que você precisa de poucos e bons, pois com eles você faz tudo!”, garante a profissional.
Leia mais:
Como fazer o delineado perfeito? Confira algumas técnicas
Fabi Gomes ensina dicas de maquiagem para pele madura