AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / POLÊMICA NA BELEZA

Afinal, qual é o melhor: pó solto ou pó compacto? Entenda as diferenças

Pó solto ou compacto - afinal, existe alguma diferença? Os dois tipos de produto são o assunto do momento no mundo da beleza e AnaMaria explica o porquê

Beatriz Cyrino
por Beatriz Cyrino

Publicado em 30/05/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Afinal, o que é melhor: pó solto ou pó compacto? Entenda as diferenças - Unsplash/Gabrielle Henderson
Afinal, o que é melhor: pó solto ou pó compacto? Entenda as diferenças - Unsplash/Gabrielle Henderson

Um vídeo de Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, publicado esta semana no TikTok foi capaz de trazer uma briga intensa na internet e na indústria da beleza. A influenciadora, que está em processo de reformulação de sua marca de maquiagem, trouxe à tona uma comparação entre o pó solto e o pó compacto.

Os usuários, diante da nova polêmica, começaram a se perguntar um vale mais o investimento que o outro. AnaMaria entrevista a especialista em cosmetologia, Camila Mendonça, e a maquiadora Juliana Fraga para entender as diferenças entre os dois tipos de produto (isso se houver alguma) e para descobrir de uma vez por todas qual o melhor: pó solto ou pó compacto?

Asoka makeup? Saiba como reproduzir a trend indiana com milhões de visualizações!

Quais são as diferenças entre o pó solto e o compacto?

Apesar da diferença óbvia (um é solto e o outro, compacto), ambos são produtos obtidos através de misturas de substâncias minerais micronizadas e pulverizadas. Calma, que? Sim, o processo de fabricação de algo tão comum no nosso dia a dia é complicado, mas a única coisa que a consumidora precisa saber é que os dois têm a mesma finalidade: de uniformizar o aspecto da pele.

Geralmente com ingredientes similares em sua formulação, o que os diferencia, segundo Camila, é o processo de compactação, que proporcionará a propriedade ligante entre os pós. "O compacto exige um controle maior. A força de compactação, quando usada de forma inadequada, pode causar problemas, como quebra e menor descarregamento da cor", explica.

Com poucas diferenças na fabricação, o resultado final da maquiagem é o que irá separá-los entre duas categorias: afinidade e adaptação da usuária. A cosmetóloga, no entanto, destaca: "Dizer que um possui mais vantagens que o outro em um mercado em constante crescimento e inovação é um tanto injusto."

Conheça o boyfriend blush, a nova tendência da internet que promete bombar no outono!

Como escolher o pó ideal?

Não há como negar que, com as mudanças nas tendências de consumo, o mercado tem visto uma alta entre os admiradores do pó solto, que sela a pele sem pesar. "Nos últimos anos, vimos uma demanda maior em maquiagem leve e mais natural, e o pó solto entrou no mercado com essa proposta", conta Camila.

Ainda que tenha caído em desuso por deixar a pele mais opaca, ela esclarece que o compacto ainda tem espaço na indústria pela praticidade e, se for mais fino, podem oferecer o mesmo resultado. "O ponto negativo, ao meu ver, é que fica mais fácil errar na quantidade e acrescentar mais uma camada de cor, deixando a pele com aspecto pesado", opina a maquiadora Juliana.

Já o pó solto tem a pigmentação mais neutra que sela a pele sem acrescentar cor e consegue entregar uma maquiagem que não pesa a pele. A escolha do pó ideal, portanto, irá depender da preferência e expectativa de cada uma.

Leia mais: Como cobrir cicatrizes e manchas de acne com maquiagem?

Como e onde aplicar o pó na pele do rosto?

Em qualquer tutorial de maquiagem, é possível reparar em algo: o uso do pó, seja solto ou compacto tem diminuído. Alguns estilos atuais, como a messy girl, já nem exigem mais o uso do item. "Hoje em dia, a pele mais natural é a grande tendência. É o que as pessoas acham mais bonito e tem procurado como resultado", comenta a maquiadora.

Para conquistar o efeito da maquiagem natural, Juliana ensina que basta usar um pincel pequeno, com cerdas macias para esfumar e passar o pó, tanto o compacto quanto o translúcido. Isso, no entanto, apenas na zona T (testa, nariz e queixo), região que costuma ser mais oleosa.

O modo de aplicação também interfere no resultado do pó compacto. "Se for usado com uma esponja, que normalmente vai junto da embalagem, pode pesar a maquiagem e criar mais uma camada de produto em cima da base e do corretivo", orienta ela. Por isso, o segredo, para ambos, é usar um pincel pequeno e de cerdas macias.

Entenda: O que o mercado de beleza brasileiro precisa para ser valorizado como as marcas gringas?

Mas afinal, qual é o melhor: pó solto ou pó compacto?

Apesar da disputa entre os dois rolando na internet, essa é uma pergunta que apenas uma pessoa pode responder: você mesma. Assim como foi discutido antes, as necessidades da consumidora sempre falarão mais alto na hora do investimento no item de maquiagem.

Em geral, o pó solto traz uma selagem mais leve e natural, enquanto o compacto, apesar de correr o risco de acrescentar cor e pesar a maquiagem, oferece mais praticidade na hora do retoque.

Cores, blushes e iluminadores: Fabi Gomes ensina dicas de maquiagem para pele madura!