A ginástica facial tem se popularizado, especialmente entre aqueles que buscam uma aparência mais jovem e saudável de forma natural e sem procedimentos estéticos. Mas, como qualquer exercício ou técnica para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade da pele, surgem mitos e verdades sobre os benefícios dessa prática.
Aline Senatore, especialista em ginástica facial e criadora do método ‘Xô Rugas’, conta que há diversos estudos que comprovam a eficácia da técnica.
“Um artigo publicado na JAMA Dermatology, indica que 30 minutos de exercícios diários já são suficientes para ver resultados significativos em algumas semanas. Então, a técnica acaba sendo uma ótima opção para quem não deseja se submeter a procedimentos invasivos”, diz ela.
Aline ressalta que o tempo de prática dos exercícios faciais e seus efeitos visuais variam de pessoa para pessoa por causa da genética e do estilo de vida. “É importante se cuidar, praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis para ter melhores resultados”, afirma.
O que é skin icing? Conheça a técnica de aplicar gelo no rosto
Os mitos e verdades da ginástica facial
Veja a seguir quais são os mitos e verdades sobre a ginástica facial!
1. Exercícios faciais causam rugas
Mito. O movimento repetitivo dos músculos faciais durante a ginástica não causa rugas. “A prática ajuda a fortalecer a musculatura da região, o que suaviza as linhas de expressão ao fortalecer os músculos”, diz.
2. Ginástica facial tonifica os músculos da face
Verdade. Exercícios físicos que tonificam os músculos do corpo, a ginástica facial fortalece e tonifica os músculos da face. “E isso reflete ao amenizar as linhas finas e rugas, melhorando o contorno da mandíbula, além de promover um aspecto mais descansado e rejuvenescido”, explica.
3. A prática melhora a circulação sanguínea
Verdade. Os exercícios estimulam a circulação sanguínea na região, o que pode trazer benefícios como uma pele mais radiante e saudável.
4. Ginástica facial pode aliviar a tensão
Verdade. Assim como a yoga tradicional, a facial pode ajudar a relaxar os músculos da face e aliviar a tensão acumulada, contribuindo para o bem-estar geral.
Como incluir a ginástica facial no dia a dia?
De acordo com Aline, incluir a ginástica facial na rotina de skincare já garante benefícios à saúde da pele. “Massagear o rosto uma vez por dia já alivia a tensão nos músculos, oxigena as células, a longo prazo reduzindo as rugas e marquinhas. Incluir na rotina de skincare é o ideal, porque a massagem também melhora a absorção dos ativos dos nossos cremes e séruns”, diz.
Algumas técnicas simples e rápidas já são suficientes para uma ginástica facial eficiente. Entretanto, o exercício deve começar após a limpeza e a aplicação de um hidratante ou sérum.
“Cada músculo reage de uma forma. É importante também saber quais movimentos fazer para massagear cada região. E em geral, dez repetições são necessárias por exercício”, afirma.
Para os olhos
“Posicione o dedo anelar ou o dedo de sua preferência próximo ao canto interno do olho, onde fica o canal lacrimal. Deslize o dedo em movimentos circulares ao redor dos olhos, contornando as pálpebras e a região abaixo dos olhos”, orienta a especialista.
Para a região da testa
“Dobre os dedos indicador e médio, formando um ‘gancho’. Com os dedos no centro da testa, com a parte dobrada voltada para baixo. Deslize os dedos em direção às têmporas, ‘abrindo’ o gancho ao longo do movimento”, explica.
Para a boca
“Abra a boca em formato de ‘O’. Com o dedo indicador, deslize contornando a região do centro do lábio superior para o centro do lábio inferior e vice-versa. Faça 20 repetições com as três técnicas acima”, diz.
Massagem nas têmporas
“Junte os dedos indicador e médio, formando um ‘V’. Deslize os dedos do canto externo do olho em direção à têmpora, abrindo o ‘V’ ao longo do movimento”.
Exercícios para as bochechas
“Com um braço por cima e outro por baixo da cabeça, posicione as mãos nas laterais do rosto, na altura das bochechas. Deslize as mãos de baixo para cima, em direção às têmporas”, indica.
Leia mais:
Quais são os sintomas da celulite facial infecciosa?
Os cuidados para um envelhecimento da pele saudável