As redes sociais lançaram mais uma tendência para incluir nos cuidados com a pele: o skin icing; veja a opinião de especialista sobre a técnica
Publicado em 30/08/2024, às 16h00
Não é de hoje que as redes sociais lançam tendências de moda, comportamento e até mesmo de cuidados com a pele. Nos últimos meses, uma das que viralizou foi o skin icing. Mas, afinal, você sabe o que é isso?
Márcia Sensitiva sobre rotina de skincare: 'Conexão entre o misticismo e o bem-estar'
Trata-se de uma técnica de cuidados com a pele que envolve a aplicação de gelo ou alguma substância gelada diretamente no rosto. Essa prática é popular por seus efeitos refrescantes e tonificantes.
"Pode ser realizado com cubos de gelo comuns colocados em bolsas, rolos de gelo, rolo de pedra jade, água thermal ou soro fisiológico refrigerado ou ferramentas específicas que são refrigeradas antes do uso", afirma a dermatologista Michele Kreuz, sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), à AnaMaria.
Segundo a médica, a técnica de aplicar gelo no rosto oferece diversos benefícios à pele, como:
@tenishaward1 Morning Skincare Routine 🧊 #fyp#icingface#icefacial#healthyskin#skinhealth#glow#skincareroutine#ice♬ Little Life - Cordelia
Entretanto, apesar dos benefícios, o skin icing também possui malefícios se for realizado de maneira incorreta e contraindicações.
"A exposição prolongada ou direta ao gelo pode causar queimaduras por frio, danificar a pele e até mesmo levar à formação de bolhas", afirma Michele. Portanto, algumas recomendações são essenciais para a eficácia do skin icing.
Além disso, a técnica de aplicar gelo no rosto não precisa ser realizada todos os dias. Isso porque o skin icing em excesso pode acabar irritando a pele, sobretudo em que tem pele sensível ou seca. "Uma frequência de duas a três vezes por semana é geralmente suficiente para obter os benefícios sem causar irritação", orienta a médica.
Vermelhidão no rosto? Conheça a rosácea e adeque o skincare
A técnica de skin icing é prática e pode ser feita em casa com muita praticidade. Veja o passo a passo indicado pela dermatologista!
Textura, espuma, cheiro e mais: qual sabonete para rosto escolher? Confira
Se você tem a pele sensível ou seca, ou não se sente segurança o suficiente para fazer o skin icing em casa, saiba que existem alternativas que prometem entregar os mesmo benefícios.
Leia mais:
Pele madura: veja como fazer um skincare eficiente depois dos 40
Omnibeauty: conheça a nova tendência de skincare com produtos multifuncionais