AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O poder das palavras

Até a ciência está comprovando o que a Bíblia sempre ensinou.

Imagem O poder das palavras

Você já parou para pensar no impacto que suas palavras têm sobre você e sobre a vida daqueles ao seu redor? A Bíblia nos ensina que as palavras têm um poder extraordinário para edificar ou destruir, abençoar ou amaldiçoar. E atualmente, a ciência também começa a confirmar o que as Escrituras nos ensinam há milênios: nossas palavras têm poder, para o bem ou para o mal.

"A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18:21)

Esse texto bíblico nos ensina que nossas palavras podem trazer consequências poderosas e duradouras. A morte e a vida simbolizam os extremos da existência; tudo em nós e ao nosso redor pode ser influenciado pelo que dizemos ou ouvimos. Mas como isso funciona na prática, de modo que possamos ver que o ensino bíblico é verdadeiro?

Vários experimentos científicos têm demonstrado que as palavras realmente afetam o mundo físico. Um dos mais conhecidos é o do Dr. Masaru Emoto, que estudou o efeito das palavras sobre a água. Ele descobriu que palavras positivas, como "amor" e "gratidão", formavam cristais de água belos e simétricos, enquanto palavras negativas, como "ódio" e "raiva", resultavam em cristais deformados e desiguais. Você tem ideia do que isso pode significar? Mais de 70% do corpo humano é composto de água! Portanto, o que dizemos ou o que escolhemos ouvir pode nos afetar profundamente, para o bem ou para o mal. Da mesma forma, nossas palavras podem abençoar ou amaldiçoar as pessoas a quem as direcionamos.

Outro experimento interessante envolveu plantas. Em uma escola, os alunos foram instruídos a falar palavras positivas para uma planta e palavras negativas para outra. A que recebeu palavras de encorajamento cresceu forte e saudável, enquanto a que foi submetida a palavras negativas murchou e não se desenvolveu bem. Diversos outros estudos mostram que as palavras negativas sempre trazem resultados ruins, enquanto as positivas têm influência benéfica sobre o alvo do experimento; tais estudos já foram feitos com animais, comidas, objetos, móveis e até casas.

Sabendo que a ciência já começa a demonstrar que as palavras têm o poder de influenciar o mundo ao nosso redor de maneira tangível, vamos ler o que Tiago escreveu, no capítulo 3, versos 9 e 10:

"Com a língua bendizemos a Deus, o Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!"

Suas palavras devem abençoar, nunca amaldiçoar. Jamais se esqueça disso.

Precisamos ser cuidadosos com o que dizemos em todas as situações, mesmo quando reclamamos de algo. Em Filipenses 2:14, o Apóstolo Paulo nos instrui a "fazer tudo sem murmurações nem contendas". Quando murmuramos, seja falando com alguém ou sozinhos, estamos liberando palavras negativas, que podem afetar profundamente nossas próprias vidas e o ambiente onde estamos.

Não entenda tudo isso como mais uma lição motivacional de confissões positivas. Estamos falando de algo bíblico, de uma verdade que já vem sendo demonstrada pela ciência. Então, que tal começar hoje a praticar o cuidado com as palavras no seu dia a dia? Aqui estão algumas sugestões:

Abençoe em vez de amaldiçoar: ao invés de criticar ou falar mal dos outros, use palavras de encorajamento e bênção;


Evite a murmuração: quando enfrentar dificuldades, evite reclamar. Em vez disso, procure agradecer pelas bênçãos que você já tem, mesmo as que pareçam menores;


Declare a Palavra de Deus: use as Escrituras para declarar bênçãos sobre sua vida e sobre a vida dos outros. Conheça a Palavra de Deus e fale sempre de acordo com ela, em qualquer situação;


Pratique a gratidão: como conversamos na coluna da semana passada, todos os dias, encontre coisas pelas quais você agradece e expresse essa gratidão a Deus em palavras.

Se nos arrependemos de nossos pecados, recebemos a Cristo como único Senhor e Salvador e vivemos para Ele, tendo a Bíblia como única regra de fé e prática, somos chamados a ser luz neste mundo mau, e nossas palavras são um reflexo da nossa fé, pois como Cristo ensinou, a boca fala do que está cheio o coração. Usemos nossas palavras para edificar, encorajar e abençoar. Abençoemos as pessoas que encontrarmos e sobre as quais falarmos, nossos lares, nossos trabalhos e tudo que estiver ao nosso redor. Não recebamos palavras más que outros declarem sobre nós e tudo que é nosso; quando isso acontecer, declaremos o que a Palavra de Deus diz, pois o que Ele fala tem infinitamente mais valor que qualquer palavra de maldição.

Lembre-se de que a ciência está apenas começando a entender o que Deus já ensinou: suas palavras têm poder. Portanto, a partir de agora, use-as com sabedoria e amor.

Com afeto, em Cristo,

Pr. Raphael Melo

Livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo e @murosdoevangelho
Email para contato: [email protected]
Site: raphaelmelo.com.br