AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Deo Garcez Revive Luiz Gama em "Uma Voz pela Liberdade": Espetáculo Reafirma a Luta Antirracista

Peça teatral destaca a trajetória do maior advogado de pessoas escravizadas no Brasil

Marcos Michalak, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 06/08/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cristina Granato
Cristina Granato

A peça teatral “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade” volta aos palcos, com o ator Deo Garcez no papel principal, para reviver a vida e obra de Luiz Gama. Ex-escravizado, jornalista, poeta, e advogado, Gama foi uma figura central no abolicionismo brasileiro do século XIX, libertando mais de 700 pessoas do cativeiro ilegal. O espetáculo, há quase uma década em cartaz, destaca os escritos de Gama, suas defesas jurídicas em favor de pessoas escravizadas e seus poemas satíricos.

Além de retratar o período escravocrata do Brasil Imperial, a peça faz paralelos com o Brasil contemporâneo, enfatizando que a Abolição ainda não foi completamente alcançada. A interpretação dos atores combina tons dramáticos com humor e sátira, provocando reflexão sobre a exclusão social e o racismo estrutural em nossa sociedade. O espetáculo se constitui, portanto, como um importante instrumento de luta antirracista, lembrando-nos da urgência e necessidade dessa luta.

"O fato de estarmos de volta com espetáculo 'Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade', de minha autoria, no qual vivo o próprio Luiz Gama, o maior advogado de pessoas escravizadas no Brasil, me dá a certeza da eficácia deste trabalho e de sua real aceitação pelo público, ao longo de quase uma década de existência. Isto se deve ao verdadeiro compromisso e missão que tenho de recuperar a importância fundamental de Luiz Gama enquanto protagonista na luta pela libertação de pessoas escravizadas no Brasil, pela igualdade de direitos, justiça e dignidade humana. Personagem este que foi intencionalmente invisibilizado ao longo da nossa historiografia e dos nossos livros didáticos. Nesse sentido a peça tem uma função reparadora e educativa. Costumo dizer que ela é também um instrumento de luta antirracista, levando à reflexão de que essa luta permanece urgente e necessária.

Estar de volta, logo depois de eu ter ganho a Medalha Luiz Gama do IAB, uma homenagem de altíssimo reconhecimento à minha carreira de ator, em especial por este trabalho, me dá mais ânimo ainda na minha caminhada de ator, a honrar cada vez mais, através da arte, a história, a importância e protagonismo de meus ancestrais pretos e pretas na formação do nosso país", afirma Deo Garcez.

O espetáculo, portanto, não só homenageia Luiz Gama, mas também reforça a importância da memória e da luta contínua pela igualdade e justiça social. Deo divide o palco com a atriz Soraia Arnoni estreia dia 18 de agosto ás 19h no Teatro Nova Iguaçu Petrobrás.